A HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL POR MEIO DA CHARGE (1950 – 1964)

  • Natania Aparecida da Silva Nogueira Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG)
Palavras-chave: História Política, charge, caricatura, imprensa.

Resumo

Na presente pesquisa iremos trilhar os caminhos da política brasileira nos anos de 1950 a 1964 e procurar por meio da charge e da caricatura destacar alguns momentos decisivos da política nacional. Para tanto recorremos a bibliografia específica sobre charge e caricatura assim como material de acervos digitalizados, jornais e revistas da época. Partimos da hipótese de que a realidade política brasileira pode ser analisada a partir do discurso contido no jornalismo ilustrado. Uma vez que nenhuma informação é neutra, esse jornalismo ilustrado reúne em si tendências e ideologias que caracterizaram os grupos políticos que disputavam o poder nesse período, envolvendo ainda interesses internacionais. Assim como o texto, escrito as charges e as caricaturas vão ser instrumentos poderosos de formação de opinião.

Biografia do Autor

Natania Aparecida da Silva Nogueira, Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial Rede Municipal de Ensino de Leopoldina (MG)
Mestre em História do Brasol pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), membro da Academina Lavrense de Letras e da Academia Leopoldinense de Letras e Artes.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
NOGUEIRA, N. A HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL POR MEIO DA CHARGE (1950 – 1964). Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 16, n. 2, p. 205-222, 11 out. 2016.
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS