DISCURSO E META-DISCURSOS SOBRE A TEORIA EVOLUTIVA: A LEITURA DA NÍQUEL NÁUSEA EM UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Cultura de massas, metalinguagem, teoria sintética da evolução, ensino de biologia.Resumo
Níquel Náusea é uma revista em quadrinhos brasileira da vertente underground de autoria (texto e desenhos) de Fernando Gonsales. Nas suas páginas, a revista traz diálogos e situações entre diferentes grupos de seres vivos. Desta forma, sua temática envolve muitos temas relacionados às ciências naturais, entre eles a teoria da evolução biológica. Neste trabalho, algumas das tiras da revista foram analisadas quanto ao tratamento dado por elas a teoria evolutiva e lidas em sala de aula por alunos de um curso de ciências biológicas cursando a disciplina de “Evolução”. A leitura dos alunos também foi analisada. O objetivo foi discutir as relações entre o discurso da teoria evolutiva, o meta-discurso produzido pela revista a respeito da teoria e a leitura feita pelos alunos do meta-discurso da revista (o meta-discurso do meta-discurso). A análise indicou uma adesão das tiras ao discurso da teoria evolutiva, contudo, acrescentando elementos críticos, filosóficos, políticos e metalinguisticos ao seu meta-discurso. Por outro lado, o meta-discurso dos alunos revelou uma leitura restrita aos elementos ilustrativos das tiras não atingindo as outras camadas de sentido produzidas pelas tiras. Isto se deveu, provavelmente, a situação de enunciação, ou seja, a leitura dos alunos se deu no contexto de uma atividade desenvolvida em sala de aula.