UTILIZANDO QUADRINHOS COMO INTERFACE ENTRE MATEMÁTICA E ENSINO POR MEIO DE EPISÓDIOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Episódios de História da matemática, Quadrinhos, Sequências didáticas, Formação inicial de professores.Resumo
A disciplina de Matemática, como área do conhecimento, tem ido à busca de métodos que superem obstáculos relacionados a aprendizagem. Nesse processo, a História da Matemática, através dos quadrinhos, pode ser utilizada como uma proposta didática, pois auxilia na construção do conhecimento e na evolução de conceitos relativos a ciência em questão. O sucesso dos quadrinhos tem provocado entre os profissionais da educação uma possibilidade de uso na sala de aula como um recurso didático. Ele pode trazer benefício ao ensino, pois a junção da imagem e do texto favorecem de forma agradável a transmissão e a discussão de temas específicos da Educação Básica. O referido estudo, a priori, tem a finalidade de apresentar e discutir a produção de quadrinhos como uma interface entre a matemática e o ensino por meio de episódios da história da Matemática, confeccionando sequências[1] de atividades produzidas por futuros professores. Para isso, realizamos um estudo experimental aplicando um curso de extensão intitulado “Utilizando a interface dos quadrinhos para estudar história da matemática”, de 30h/a com foco em 17 alunos da licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, percebemos que essa relação entre episódios históricos e ensino de matemática pode contribuir para uma experiência docente e discente no sentido de possibilitar mais ferramentas, ou seja, recursos direcionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática.
[1] Nesse artigo, utilizaremos como sequência didática o conjunto de atividades conectadas, delineadas para ensinar um determinado conteúdo, passo a passo, estruturada e ajustada com os objetivos que estão sendo propostos pelo professor de modo a alcançar a aprendizagem de seus alunos (PEREIRA, SANTIAGO, MORAIS, 2015).