UTILIZANDO QUADRINHOS COMO INTERFACE ENTRE MATEMÁTICA E ENSINO POR MEIO DE EPISÓDIOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: Episódios de História da matemática, Quadrinhos, Sequências didáticas, Formação inicial de professores.

Resumo

A disciplina de Matemática, como área do conhecimento, tem ido à busca de métodos que superem obstáculos relacionados a aprendizagem. Nesse processo, a História da Matemática, através dos quadrinhos, pode ser utilizada como uma proposta didática, pois auxilia na construção do conhecimento e na evolução de conceitos relativos a ciência em questão. O sucesso dos quadrinhos tem provocado entre os profissionais da educação uma possibilidade de uso na sala de aula como um recurso didático. Ele pode trazer benefício ao ensino, pois a junção da imagem e do texto favorecem de forma agradável a transmissão e a discussão de temas específicos da Educação Básica. O referido estudo, a priori, tem a finalidade de apresentar e discutir a produção de quadrinhos como uma interface entre a matemática e o ensino por meio de episódios da história da Matemática, confeccionando sequências[1] de atividades produzidas por futuros professores. Para isso, realizamos um estudo experimental aplicando um curso de extensão intitulado “Utilizando a interface dos quadrinhos para estudar história da matemática”, de 30h/a com foco em 17 alunos da licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Dessa forma, percebemos que essa relação entre episódios históricos e ensino de matemática pode contribuir para uma experiência docente e discente no sentido de possibilitar mais ferramentas, ou seja, recursos direcionadas ao ensino e a aprendizagem da Matemática.


[1] Nesse artigo, utilizaremos como sequência didática o conjunto de atividades conectadas, delineadas para ensinar um determinado conteúdo, passo a passo, estruturada e ajustada com os objetivos que estão sendo propostos pelo professor de modo a alcançar a aprendizagem de seus alunos (PEREIRA, SANTIAGO, MORAIS, 2015).

 

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, Coordenadora do Laboratório de Matemática e Ensino da UECE, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.
Publicado
2016-10-11
Como Citar
PEREIRA, A. UTILIZANDO QUADRINHOS COMO INTERFACE ENTRE MATEMÁTICA E ENSINO POR MEIO DE EPISÓDIOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), v. 16, n. 2, p. 308-328, 11 out. 2016.
Seção
DOSSIÊ HISTÓRIA EM QUADRINHOS