EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO E IDENTIDADE

Autores

  • Elaine Cristine Luz Santos de MOURA

Palavras-chave:

Preservação, história, Educação Patrimonial.

Resumo

O presente trabalho trata da execução de um projeto intitulado “Educação Patrimonial: memória, preservação e identidade”, desenvolvido por meio do “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) partindo do pressuposto de que os patrimônios históricos são recursos que podem ser utilizados no ensino de história. Partindo nesta perspectiva, é fundamental elucidar termos que relevem sua importância, tal como a cultura material, o fomento à pesquisa e a educação patrimonial. Foram realizadas quatro oficinas na Escola Estadual Hércules Maymone com alunos do primeiro ano do ensino médio técnico em administração e primeiro ano do ensino técnico em meio ambiente, totalizando oito encontros, com o objetivo de promover consciência cidadã por meio do reconhecimento dos patrimônios históricos e culturais mundiais. MENESES (2005) propõe o uso de objetos para o ensino de história e como ensinar como se faz história com o uso de objetos, sendo este um dos referenciais teóricos para a realização deste projeto. Foram utilizados vídeos e imagens que ilustravam uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais, dois artefatos de patrimônio familiar, e dois artefatos do Museu José Antônio Pereira que colaboram para a execução deste projeto. Como instrumento de avaliação foram observadas as participações em sala de aula, destacando o reconhecimento dos patrimônios tangíveis e intangíveis, além das pesquisas realizadas sobre os patrimônios mundiais que colaboraram para uma ampla visão referente a preservação, de acordo com o referencial teórico de Meneses (2005). Os alunos constataram que as preservações são resultantes da Educação Patrimonial, trabalhadas neste projeto por meio da transposição didática problematizadora. Dessa maneira, o PIBID proporcionou tanto para os acadêmicos quanto para os estudantes uma nova visão em relação aos patrimônios de como se faz história com os objetos e a valorização da cultura material e imaterial, promovendo a preservação patrimonial.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristine Luz Santos de MOURA
    Centro de Ciências Humanas e Sociais - Licenciatura em História - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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Publicado

2018-02-09

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: MEMÓRIA, PRESERVAÇÃO E IDENTIDADE. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 17, n. 2, p. 131–141, 2018. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/4594.. Acesso em: 15 ago. 2025.