O SURGIMENTO DA AMÉRICA NO IMAGINÁRIO OCIDENTAL: OS REGISTROS PIONEIROS DE CRISTÓVÃO COLOMBO

Autores

  • Ana Maria Klock UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Gilmei Francisco Fleck UNIOESTE - Universidade Estadual d Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Cristóvão Colombo, Diário de bordo, discurso da maravilha americana.

Resumo

O presente estudo debruça-se sobre alguns aspectos da trajetória do Almirante Cristóvão Colombo e do seu Diário de bordo para perceber as transformações por ele desencadeadas, tanto no Novo quanto no Velho Mundo, com a “descoberta” da América e o que isso representou em termos de concepção de mundo e reconhecimento de uma nova realidade até então ignorada pelo homem europeu do século XV. A partir de seu Diário de Bordo, Colombo fez ressurgir certos mitos medievais, incutiu a ideia da possibilidade da existência do paraíso na terra e disseminou a perspectiva de riquezas inimagináveis, fixando no imaginário europeu uma realidade que figurava longe da verdade. Diante dessa influência, também será matéria de análise desse trabalho os efeitos de sentidos criados pelo Diário e a influência posterior na constituição cultural americana. 

Biografia do Autor

  • Ana Maria Klock, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, com Área de Concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Graduação em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas (2013) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR. Graduação em História pela Universidade Paranaense UNIPAR, Campus de Cascavel-PR. Integrante do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura
  • Gilmei Francisco Fleck, UNIOESTE - Universidade Estadual d Oeste do Paraná
    Possui Doutorado (2008) em Letras pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Mestrado em Letras (2005) pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/ Assis. Especialista em Língua Espanhola e respectivas literaturas (2000) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Xanxerê e em Ensino de Inglês como língua estrangeira pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó. Possui graduação em Letras Habilitação Português/ Espanhol e Respectivas Literaturas (2001) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/Frederico Westphalen e graduação em Letras Habilitação Português/ Inglês e Respectivas Literaturas (1996) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões -URI/Frederico Westphalen. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literaturas hispânicas e língua espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura hispânica, literatura comparada, literatura hispano-americana e espanhola e prática educacional.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O SURGIMENTO DA AMÉRICA NO IMAGINÁRIO OCIDENTAL: OS REGISTROS PIONEIROS DE CRISTÓVÃO COLOMBO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 2, p. 110–119, 2015. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3328.. Acesso em: 20 maio. 2024.