ROSÁRIOS DA NEGRITUDE FEMININA: CONCEIÇÃO EVARISTO E AS VOZES-MULHERES DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Edilson Miranda Silva Universidade do Estado da Bahia- UNEB
  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

vozes femininas, poesia afro-brasileira, gênero, etnia.

Resumo

Este artigo tem como finalidade analisar os poemas intitulados “Vozes-Mulheres” e “Meu Rosário”, da poeta e romancista Conceição Evaristo, no intuito de verificar as vozes femininas que constituem a escrita poética afro-brasileira. Dessa forma, o presente trabalho visa trazer contribuições aos estudos acerca do social enquanto parte estruturadora da estética ficcional. Objetiva-se, também, perceber a importância da arte literária como forma de resistência à discriminação de gênero e etnia simultaneamente.

Biografia do Autor

  • Edilson Miranda Silva, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

    Pós-graduado em Literatura Brasileira, Graduado em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Foi professor visitante da UNEB entre os anos de 2008-2012.Atualmente, é professor da rede municipal de ensino no estado referido.

     


  • Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
    Mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia, graduado em letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG (RS), membro do Grupo de Estudos em Territorialidades da Infância e Formação Docente (GESTAR/CNPq)
  • Raimundo Expedito dos Santos Sousa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Doutorando em Estudos Literários pela UFMG; Bolsista FAPEMIG; Mestrado em Teoria Literaria e Critica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei; Graduação em Letras pela UFSJ

Downloads

Publicado

2016-08-04

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

ROSÁRIOS DA NEGRITUDE FEMININA: CONCEIÇÃO EVARISTO E AS VOZES-MULHERES DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 16, n. 1, p. 07–20, 2016. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3309.. Acesso em: 18 set. 2024.