A PRÁTICA AVALIATIVA NO ENSINO SUPERIOR: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PELA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA
Resumo
O presente artigo aponta algumas reflexões acerca da prática avaliativa de professores do ensino superior geradas a partir de Pesquisa Colaborativa realizada no âmbito de uma instituição de ensino superior privada. O objetivo deste trabalho é caracterizar as práticas avaliativas dos professores que atuam no ensino superior e colaborar no sentido de propiciar a expansão de práticas avaliativas dinâmicas Utilizou-se como suporte teórico-metodológico os estudos de Vigotski (2007), Liberali (2008), Ramalho e Resende (2011), Ibiapina (2007, 2008), Meier (2007), Campione (2002) e Hoffmann (2011). Foram realizadas entrevistas reflexivas com 3 (três) docentes do ensino superior visando a reflexão crítica acerca das práticas avaliativas que desenvolvem.O estudo revelou a possibilidade de realização de práticas avaliativas dinâmicas pelos professores do ensino superior, possibilitando a transformação do contexto em que atuam.
Palavras-chave: Prática avaliativa, professor, ensino superior.