O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Tatiane Kelly Pinto Carvalho UEMG

Palavras-chave:

formação docente, saberes docente, professores alfabetizadores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os saberes e práticas docentes que constituem o perfil do professor-alfabetizador, a partir de pesquisa realizada com uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental que atua no município de Sarzedo (MG). Os procedimentos metodológicos englobaram um questionário inicial, a entrevista semi-estruturada e a observação de campo. Percebeu-se a importância da formação inicial para lecionar nessa etapa da escolarização, o comprometimento docente com o trabalho pedagógico e a experiência na profissão, sendo fatores que podem comprometer o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apresentados mostram que para lidar com os desafios da docência, os saberes adquiridos tanto na formação inicial quanto continuada são elementos indispensáveis à educação contemporânea, além da relevância da parceira entre família/escola. 

Biografia do Autor

  • Tatiane Kelly Pinto Carvalho, UEMG

    Alfabetização

    Formação docente

    Práticas docentes

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O PERFIL DO PROFESSOR ALFABETIZADOR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 2, p. 99–109, 2015. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3241.. Acesso em: 20 maio. 2024.