O REALISMO MODERNO E A TENDÊNCIA DA DESCRIÇÃO EM HONORÉ DE BALZAC

Autores

  • Deivis Jhones GARLET Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Realismo moderno, Descrição, Balzac

Resumo

 Este trabalho propõe uma reflexão crítica acerca do realismo moderno e da descrição em Honoré de Balzac. A partir da análise de obras do autor, pretendemos sinalizar para uma possível tendência sintomática em sua construção estética: a representação elevada de personagens das camadas mais baixas da sociedade, em um contexto histórico contemporâneo, e o caráter necessário e não contingente da descrição, imprescindível para a compreensão das personagens e das ações. Para elucidar esta possível tendência, recorremos a autores como Auerbach, Lukács e Hamon.

Biografia do Autor

  • Deivis Jhones GARLET, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutorando em Letras, Estudos Literários, UFSM. Mestre em Letras, UFSM. Especialista em Pensamento Político Brasileiro, UFSM. Graduado em História, UFSM. Professor de História e Filosofia política em cursos livres; autor de livros didáticos da Editora Totem.

Downloads

Publicado

2015-07-03

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

O REALISMO MODERNO E A TENDÊNCIA DA DESCRIÇÃO EM HONORÉ DE BALZAC. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 14, n. 1, p. 16–28, 2015. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/3236.. Acesso em: 14 ago. 2025.