FUNCIONALISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

Autores

  • Dóris de Fátima Reis Mendes

Palavras-chave:

Aquisição da Linguagem. Teoria Funcionalista. Teoria Sociointeracionista.

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese do segundo capítulo da dissertação de mestrado intitulada A Aquisição dos Verbos Modais poder e dever no Português do Brasil  (Mendes, 2006), no qual se propõe uma discussão sobre as possíveis relações entre as teorias de aquisição da linguagem e a teoria funcionalista e em que medida essas teorias se coadunam para a melhor compreensão do processo de aquisição da linguagem. O artigo faz um breve histórico das teorias de aquisição da linguagem e se concentra mais na teoria sociointeracionista de Vygostsky (2003) por considerar que é esta a que mais se concilia com os princípios funcionalistas de Halliday (1978), Dik(1989) e Hengeveld (2003) principalmente no que diz respeito a concepção de linguagem inerentes a essas teorias. Ao final apresenta-se um quadro comparativo entre os teóricos e seus conceitos mais significativos em relação a aquisição da linguagem. A intenção é a de levantar uma discussão sobre uma possível contribuição da Teoria Funcional em estudos sobre a aquisição da linguagem e apontar as relações existentes entre as teorias apresentadas para um estudo desse processo.

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Publicado

2011-07-02

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

FUNCIONALISMO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/29.. Acesso em: 15 ago. 2025.