PROCESSOS DE TRANSITIVIDADE E REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA SOBRE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA VOLTADA PARA O DISCURSO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

Autores

  • Kelly Cristina de Almeida Moreira UnB

Palavras-chave:

Discurso. Processos de transitividade. Teoria Social do Discurso. Adolescente. Família.

Resumo

Neste trabalho, analiso um trecho que apresenta uma representação discursiva sobre família do discurso de uma adolescente que vive em situação de rua no Distrito Federal. A análise dos processos de  transitividade, conforme proposto por Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004), já demonstrados em textos de língua inglesa, bem como o estudo balizado na Teoria Social do Discurso, proposta por Fairclough (1992, 2003), também podem ser encontrados em textos de língua  portuguesa, além de permitir a constatação de que a linguagem, além de ser uma forma de significação do mundo, é também uma forma de ação sobre o mundo e sobre o outro.

Downloads

Publicado

2011-07-02

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

PROCESSOS DE TRANSITIVIDADE E REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA SOBRE FAMÍLIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA VOLTADA PARA O DISCURSO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/24.. Acesso em: 4 maio. 2025.