A CRISE DA RACIONALIDADE TÉCNICO-CIENTÍFICA: TAREFAS E DESAFIOS DA UNIVERSIDADE NA ERA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

Autores

  • Wanderley Jose Ferreira Junior UNICAMP

Palavras-chave:

Razão. Ciência. Conhecimento. Educação. Sociedade.

Resumo

Exposição de alguns temas referentes à gênese da racionalidade entre os gregos. Em seguida discute-se a especificidade da racionalidade que surge com a  metafísica da subjetividade cartesiana [nascimento do sujeito pensante] e com o projeto matemático de natureza da ciência moderna no século XVII. Racionalidade que atinge sua  plenitude no domínio planetário da técnica da época atual. Por fim, a partir de um diagnóstico da época atual procura-se estabelecer as repercussões da chamada crise da razão no âmbito da emergência de novos paradigmas nas ciências naturais e humanas, apontando ao mesmo tempo para alguns desafios e tarefas que se apresentariam à universidade na chamada sociedade do conhecimento.

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Publicado

2011-07-02

Edição

Seção

DOSSIÊ CULTURA E TERRITÓRIO NA AMAZÔNIA

Como Citar

A CRISE DA RACIONALIDADE TÉCNICO-CIENTÍFICA: TAREFAS E DESAFIOS DA UNIVERSIDADE NA ERA DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 10, n. 1, 2011. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/19.. Acesso em: 4 maio. 2025.