APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - VI ENCONTRO DE PESQUISAS, DIÁLOGOS, SABERES E FAZERES QUILOMBOLA KALUNGA

Autores

  • Karla Teixeira de Aguiar Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O dossiê "VI ENCONTRO DE PESQUISAS, DIÁLOGOS, SABERES E FAZERES QUILOMBOLA KALUNGA. De Pesquisados e Pesquisadores. Quem Pode Falar?" da Revista Temporis (ação) é um marco histórico de resistência e empoderamento. A publicação, que resulta do VI Encontro de Pesquisas, Diálogos, Saberes e Fazeres Quilombolas Kalunga, busca reorientar o pensamento científico, valorizando a ciência ancestral e as vozes da própria comunidade. Para isso, o dossiê faz questão de destacar autores(as) quilombolas, com artigos também escritos por membros da comunidade. O encontro, que teve sua sexta edição realizada no próprio quilombo, foi pensado para transcender as barreiras acadêmicas e incluir a participação de anciãos(âs), crianças e pesquisadores(as) com ou sem diploma, reforçando o protagonismo da comunidade em suas próprias narrativas. Além de tratar de temas diversos como saúde mental, educação e saberes tradicionais, o dossiê serve como um testemunho da força da comunidade Kalunga, com o objetivo de inspirar futuras gerações a lutarem pelo reconhecimento e valorização de sua identidade.

Biografia do Autor

  • Karla Teixeira de Aguiar, Universidade Estadual de Goiás

    Possui mestrado em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Pesquisa comunidades quilombolas em Goiás a partir da pespectiva da Educação Escolar Quilombola junto a Universidade de Brasília - PPGEA/ UnB. Mediadora do Coletivo de pessoas leitoras - LEIA MULHERES ANÁPOLIS, desdde 2022. Uni a prática da escrita acadêmica com a produção literária através de crônicas e poesia - criadora do projeto POESIA NA GIBEIRA - compilado de haicais que celebram o cotiniano em diálogo com a Filosofia, Geografia e Literatura. Atuou no ensino superior na UEG, onde trabalhou com disciplinas ligadas a Geografia Humana (Geografia Política e Cultural), tem experiência em elaboração de projetos juntamente com a universidade para atender demandas de comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.Tem prática com pesquisa em empreendimentos energéticos por meio do monitorando de comunidades remanejadas (quilombolas, ribeirinhos, pescadores, garimpeiros) das áreas inundadas, tendo em vista a área de inundação do reservatório da Usina Hidrelétrica de São Salvador ao sul do Estado de Tocantins, através do Consórcio Tractebel Energia) e no aproveitamento energético da Usina Hidrelétrica de Jirau em Porto Velho, Rondônia, por meio do Consórcio Energia Sustentável do Brasil. Participa efetivamente de grupos de estudos ligados a Geografia Cultural e decolonialidade - Mandacaru - https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/657508), além de participar do Projeto de Pesquisa Povos Indígenas do Cerrado (https://indigenasdocerrado.wixsite.com/indigenascerrado/projeto). 

Downloads

Publicado

2025-10-02

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ - VI ENCONTRO DE PESQUISAS, DIÁLOGOS, SABERES E FAZERES QUILOMBOLA KALUNGA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 25, n. 02, p. 01–06, 2025. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/17141. Acesso em: 3 nov. 2025.