EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM CONEXÃO COM A ETNOMATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Educação Escolar Quilombola; Ensino e aprendizagem de Matemática; Etnomatemática.Resumo
Este trabalho tem como objetivo sistematizar pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas em território nacional que abordam o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Escolar Quilombola (EEQ) em conexão com a Etnomatemática, no período de 2012 a 2023. Seus objetivos específicos são situar a Etnomatemática no contexto da EEQ e sistematizar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática fundamentados na Etnomatemática, em conexão com a EEQ. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, utilizou como instrumento a Revisão Sistemática Integrativa. As fontes consultadas foram a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e as plataformas Google Acadêmico, SciELO e Microsoft Academic. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre EEQ são incipientes e, especificamente em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática, são escassas, o que demanda atenção dos programas de Pós-Graduação e de futuras investigações na EEQ. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas inclinaram-se predominantemente para as práticas pedagógicas, tendo como eixo principal o espaço e a forma. Além disso, faz-se urgente o desenvolvimento de mais pesquisas nesta área do conhecimento.
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