EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM CONEXÃO COM A ETNOMATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA

Autores

  • HELIO RODRIGUES DOS SANTOS Universidade de Brasilia
  • Geraldo Eustáquio Moreira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação Escolar Quilombola; Ensino e aprendizagem de Matemática; Etnomatemática.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo sistematizar pesquisas acadêmicas e científicas desenvolvidas em território nacional que abordam o ensino e a aprendizagem de Matemática na Educação Escolar Quilombola (EEQ) em conexão com a Etnomatemática, no período de 2012 a 2023. Seus objetivos específicos são situar a Etnomatemática no contexto da EEQ e sistematizar os processos de ensino e aprendizagem de Matemática fundamentados na Etnomatemática, em conexão com a EEQ. A pesquisa, de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, utilizou como instrumento a Revisão Sistemática Integrativa. As fontes consultadas foram a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), o catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e as plataformas Google Acadêmico, SciELO e Microsoft Academic. Os resultados evidenciaram que as pesquisas sobre EEQ são incipientes e, especificamente em relação ao ensino e aprendizagem de Matemática, são escassas, o que demanda atenção dos programas de Pós-Graduação e de futuras investigações na EEQ. Os trabalhos desenvolvidos nas escolas inclinaram-se predominantemente para as práticas pedagógicas, tendo como eixo principal o espaço e a forma. Além disso, faz-se urgente o desenvolvimento de mais pesquisas nesta área do conhecimento.

Biografia do Autor

  • HELIO RODRIGUES DOS SANTOS, Universidade de Brasilia

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB), na linha de pesquisa em Educação Matemática (EDUMAT). Mestre em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB). Especializado em Metodologia do Ensino da Matemática e da Física pela Universidade São Luís. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2017). Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática (2021). É graduando em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Grande Dourados (2023). Participante do Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM. Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUC/GO) e Professor voluntário do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília (LEdoC/UnB).

  • Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

    Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, participante da Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis de Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem pesquisa, ensino e extensão associada a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Exclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

Referências

ALMEIDA, A. Q. G. O uso do jogo oware para promover o ensino de matemática em uma escola quilombola. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

BERTANI, J.; VIEIRA, C.; ARAUJO L., M.; PIRES, S. F. S. O ensino de geometria em uma escola quilombola de jequiéba as primeiras reflexões. Revista Extensão & Cidadania, [S. l.], v. 2, n. 3, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 05/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012.

CARVALHO, R.; KHIDIR, K. S.; COELHO, R. R. O Programa Escola da Terra na formação continuada de professores e professoras de escolas do campo e quilombolas: práticas socioculturais como temas geradores no ensino da matemática escolar. Revista Brasileira de Educação do Campo, [S. l.], v. 7, p. e13897, 2022. DOI: 10.20873/uft.rbec.e13897.

CASTILHO, S. D.; SANTOS, S. A. O saber docente experiencial e sua importância para a Educação Escolar Quilombola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 79, p. 93-109, maio/ago. 2019.

COSTA, P. L. A.; ANDRADE, L. P.; ANDRADE, H. M. L. S. teacher education and quilombola school education: understanding through a literature analysis. SciELO Preprints, 2022. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.4147.

D’AMBRÓSIO, U. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan./abr. 2005.

DIOGENES, A. L. B. Etnomatemática em foco: diálogo entre saberes e fazeres matemáticos em uma escola quilombola. Montes Claros, 2022.

FERREIRA, R. Etnomatemática e educação escolar: a pandemia como fenômeno desvelador de violências colonialistas. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 13, n. 1, p. 258-275, 2020.

FRANÇA, E. T. Escola e cotidiano: um estudo das percepções matemáticas da comunidade quilombola Mussuca em Sergipe. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, [Universidade Federal de Sergipe], [São Cristóvão], 2013. 259 f.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, E. L. V.; FIOREZE, L. A.; PIRES, C. L. Z. Os valores Civilizatórios e o jogo Mancala como possibilidade de resgate e valorização da Cultura Quilombola. Revista Insignare Scientia, [São Luís], v. 4, n. 1, 2021.

GUERRA, J. O. P. O ensino de matemática na escola quilombola de Nilópolis/GO: enfoques e reflexões sob a perspectiva da etnomatemática. 2022. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática, Goiânia, 2022.

MATTOS, J. R. L.; POLEGATTI, G. A. Etnomatemática em três dimensões na educação escolar indígena. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA AMÉRICA CENTRAL E EL CARIBE, 1., 2013, Santo Domingo. Anais [...]. Santo Domingo: [s. n.], 2013.

MOREIRA, G. E.; MANRIQUE, A. L. Educação Matemática Inclusiva: diálogos com as teorias da atividade, da aprendizagem significativa e das situações didáticas. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.

MOREIRA, G. Por trás do monograma do movimento LGBTQIAPN+. Revista Temporis[ação], [São Paulo], v. 22, n. 02, p. 20, 28 nov. 2022.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

SANTOS, D. A. T.; ZANARDI, T. A. C. A alfabetização Matemática e as práticas de numeramento na Comunidade Quilombola de São Félix: a pedagogia crítica e o currículo em ação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp3, p. 2350–2368, 2020.

SANTOS, H. R. Práticas Socioetnoculturais e o Ensino de matemática na perspectiva da Etnomatemática em uma escola quilombola: Desafios e possibilidades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2022. 195 p.

SANTOS, H. R.; FERREIRA, A. T. R. J.; MOREIRA, G. E. O papel do agente socioetnocultural frente à Educação Escolar Quilombola e o ensino de Matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática -REVEMAT, [Florianópolis], 2023, p. 01-21.

SANTOS, H. R.; LIMA, P. V. P.; MOREIRA, G. E. O Ensino de Geometria Plana na perspectiva do Programa Etnomatemática em uma escola quilombola: possibilidades e desafios. Ensino Da Matemática Em Debate, [Campina Grande], v. 9, n. 3, p. 71–93, [2023?]. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2358. Acesso em: [inserir data de acesso].

SANTOS, H. R.; MOREIRA, G. E. Contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores e professoras Quilombolas que ensinam Matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2021, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: [s. n.], 2021.

SANTOS, V. M. A matemática escolar, o aluno e o professor: paradoxos aparentes e polarizações em discussões. Cadernos Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 25-38, jan./abr. 2008.

SILVA, C. Etnomatemática quilombista: aprendizagens em vivências para currículos e pesquisas. Revista Em Favor de Igualdade Racial, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 32–46, 2021. DOI: 10.29327/269579.4.

SILVA, J. F.; NASCIMENTO, L. M.; CARVALHO, R. J.; CARVALHO, R. A.; PIETROPAOLO, R. C. Um Estudo de Unidades de Medidas no Contexto da Comunidade Quilombola de São Félix em Cantagalo – MG. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 184–217, 2016. DOI: 10.17921/2176-5634.2016v9n1p184-217.

SILVA, M. S. L. C. Etnomatemática na educação escolar quilombola: perspectivas decoloniais para o ensino da matemática nos quilombos Mata Cavalo e Abolição em Mato Grosso. 2022. 242 f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.

SILVA, M. S. L.; SILVA, C. C.; CASTILHO, S. D. A Etnomatemática e a instalação da horta em uma escola quilombola de mato grosso. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 34-45, 2019. DOI: 10.61074/2596-0172.2019.v2.34-45.

SILVA, R.; PALHARES, P.; MATTOS, J. A etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica. Pesquisas e Práticas Educativas, [S. l.], v. 1, p. e202023, 27 out. 2020.

SILVA, V. L. da. AFETIVIDADE, CULTURA E APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO ETNOMATEMÁTICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 9, n. 22, p. 66–83, 2017.

SILVEIRA, A. S. Matemática e cotidiano: saberes escolares e suas relações com os vivenciados na pesca artesanal em comunidades de pescadores e marisqueiras em São Cristóvão, SE. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.

TEIXEIRA, M. J. S.; CARVALHO, L. M. T.; MONTEIRO, C. D. F. Matemática Escolar Quilombola Para Justiça Social. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, [Florianópolis], 2023, p. 01-21. ISSN 1981-1322.

VIEIRA, L. B.; MOREIRA, G. E. Contribuições da Educação Matemática para a cultura de respeito à dignidade humana. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, Bauru, v. 8, n. 2, p. 173–188, 2020. DOI: 10.5016/ridh.v8i2.26. Disponível em: https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/view/26. Acesso em: 3 jan. 2022.

Downloads

Publicado

2025-10-10

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM CONEXÃO COM A ETNOMATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA INTEGRATIVA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 25, n. 02, p. 01–20, 2025. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/16976. Acesso em: 13 out. 2025.