UM OLHAR SOBRE A LITERATURA E AS ARTES EM GOIÁS
Palavras-chave:
literatura goiana, arte goiana, Domingos Félix de SousaResumo
No dia 04 de setembro de 2005, o professor, escritor, advogado, filósofo e intelectual da maior importância para o Estado de Goiás, Domingos Félix de Sousa, aos 82 anos, conversou, em tom descontraído, marcado por alguns silêncios longos, com as professoras da Unidade Universitária Cora Coralina-UEG, Célia Sebastiana Silva e Maria Eugênia Curado. Participou da conversa a filha do professor, Lígia Félix de Sousa, que, em alguns momentos, fez algumas intervenções para contribuir com as colocações do pai.
Em um depoimento emocionado e emocionante, Domingos Félix demonstra ser uma memória viva dos caminhos da literatura e das artes em Goiás e no Brasil. De forma humilde e modesta (sem reconhecer a dimensão real de sua importância para a literatura em Goiás), conta sobre sua trajetória pela vida intelectual, sobre a convivência com grandes nomes no cenário da literatura brasileira como Abgar Renault, Carlos Drummond de Andrade, Nelson Rodrigues...
O poema "Goiás velha", transcrito em epígrafe, é de autoria de Domingos Félix que, ao conceder o depoimento, pediu que este fosse aberto com o poema, com o propósito de homenagear a Cidade de Goiás.