A LÍNGUA E SEU ENSINO SEGUNDO PIERRE BOURDIEU
Palavras-chave:
pesquisa bibliográficaResumo
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica das obras de Pierre Bourdieu (1930-2002) daquilo que se refere à língua e ao seu ensino. O resultado foi dividido em três partes. A primeira trata da visão de Bourdieu em relação à língua. A segunda pretende estabelecer a diferença de idéias entre Bourdieu e os lingüistas, do ponto de vista do sociólogo, sobretudo, em relação a Saussure e Chomsky, os dois mais citados por ele em suas obras. A terceira parte refere-se à forma como Bourdieu vê a escola e, principalmente, o ensino de língua materna. Nas considerações finais, pretende-se oferecer reflexões acerca especialmente do que trata a terceira parte do trabalho.
Referências
BOURDIEU, Pierre. O que falar quer dizer. In: . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983, p. 75-88.
BOURDIEU, Pierre. O mercado lingiiístico. In: . Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983, p. 95-107.
BOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: 4 educação em revista. Belo Horizonte (10): p. 3-15, dez. 1989.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingiiísticas. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994, p. 156-183.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingiiísticas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
LUFT, Celso Pedro. Língua e liberdade. São Paulo: Ática, 1993