A CIDADE, O CIDADÃO, O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O COTIDIANO DA CIDADE DE GOIÁS

Autores

  • Dominga Correia Pedroso MORAES

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v1i7.15091

Resumo

A cidade de Goiás, Patrimônio da Humanidade, é uma cidade inserida no sistema capitalista global e na instantaneidade dos meios de comunicação. Mas é, também, uma cidade com características singulares, com especificidades que lhe permitiram ser da humanidade. Nessa dialética singular/global, as relações cotidianas da sociedade podem ser identificadas a partir do processo de relação do cidadão com a cidade e do exercício da cidadania na cidade. 

Biografia do Autor

  • Dominga Correia Pedroso MORAES

    Possui graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1992) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2002). É professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás e professora concursada da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase no Ensino de Geografia, em Geografia Urbana, Geografia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Educação Patrimonial.

Referências

BENEVIDES, Maria Vitória. Educação para a cidadania e em direitos humanos. Anais ENDIP, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, SP, 1998.

CAPEL, Horacio. Filosofya y ciência em la Geografia contenpránea. Barcelona: Barcanova, 1981.

CARLOS, Ana Fani A. O lugar: modernização e fragmentação. In: SANTOS, M. Fim de século e globalização: o novo mapa do mundo. 3 ed. São Paulo: Hucitec — Ampur, 1997.

_______. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

CAVALCANTI, Lana de Souza. À cidadania, o direito à cidade e a geografia escolar: elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. — texto preliminar para a pesquisa: O tema da cidade no ensino de Geografia em escolas de ensino fundamental de Goiânia. Goiânia, 1999.

CONSTITUIÇÃO. República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Brasília, DF, 1988.

FERRARA, Lucrecia D'Alessio. As cidades ilegíveis: percepção ambiental e cidadania. In: RIO, Vicente Del e OLIVEIRA, Lívia de. Percepção Ambiental: a experiência brasileira. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

FONSECA, Maria Cecília Londres. O Patrimônio em Processo: Trajetória da Política Federal de Preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRI/IPHAN, 1997.

______. Referências Culturais: base para novas políticas de patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial. Dossiê Final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial. Brasília: Ministério da Cultural, 2000. p. 59-69.

GUARESCHI, Neusa M. F. A criança e a representação social de poder e autoridade: negação da infância e afirmação da vida. In: SPINK, Mary Jane (Org). O conhecimento no cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1995.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LEFEBVRE, Henri. O direito & cidade. São Paulo: Morais, 1991.

MACHADO, Lucy M. C. P. A serrado mar como espaço e como lugar. In: RIO, Vicente Del e OLIVEIRA, Lívia de. Percepção Ambiental: a experiência brasileira. 2 ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

MOREL, Joaquim Bosque. O Patrimônio da Humanidade. In: YÁZIGI, E.; CARLOS, A. F. E CRUZ, R. C. Turismo espaço paisagem e cultura. São Paulo: Hucitec, 1996.

OLIVEIRA, Márcio Pinõn. Um conceito de cidadania para se trabalhar a cidade. Revista GEOgraphia. Ano I, nº 1, 1999. p. 93-120.

PORTUGUEZ, Anderson Pereira. Consumo e espaço: turismo lazer é outros temas, São Paulo: Roca, 2001.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único & consciência universal, Rio de Janeiro; Record, 2000.

______. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

______. Técnica Espaço Tempo: Globalização e meio técnico-científico informacional. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.

______. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.

Downloads

Publicado

2024-05-29

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A CIDADE, O CIDADÃO, O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E O COTIDIANO DA CIDADE DE GOIÁS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 1, n. 7, p. 115–130, 2024. DOI: 10.31668/rta.v1i7.15091. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/15091.. Acesso em: 2 maio. 2025.