A FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES E IDENTIDADES PROFISSIONAIS
CATEGORIAS RELACIONAIS AS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Formação docente; Práticas pedagógicas; Saberes da docência; Identidades profissionais; Narrativas (auto) biográficas.Resumo
O presente artigo se debruça na temática de articular os sentidos teórico-metodológicos da abordagem das narrativas (auto) biográficas com as categorias de formação docente, práticas pedagógicas, saberes da docência e identidades profissionais da docência, utilizando das narrativas de uma professora de história da educação básica. Portanto, o objetivo do artigo foi analisar e compreender aspectos da formação, das práticas, dos saberes e das identidades de uma professora de história da educação básica a partir de suas narrativas (auto) biográficas. O artigo segue um entendimento qualitativo de pesquisa, com naturezas aplicada das narrativas e bibliográfica que corresponde aos entendimentos da literatura especializada nas temáticas. Ao fim, destaca-se como contribuições as potencialidades da reflexão e das experiências como articuladoras centrais dos conceitos, oferecendo também destaque aos seres humanos no processo epistêmico. Além disto, possibilita-se pensar outras questões de investigação com as proposições dispostas, se comprometendo com a produção de ciência que garante espaço de agência aos sujeitos e as suas significações singulares e coletivas.
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