A FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES E IDENTIDADES PROFISSIONAIS

CATEGORIAS RELACIONAIS AS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Formação docente; Práticas pedagógicas; Saberes da docência; Identidades profissionais; Narrativas (auto) biográficas.

Resumo

O presente artigo se debruça na temática de articular os sentidos teórico-metodológicos da abordagem das narrativas (auto) biográficas com as categorias de formação docente, práticas pedagógicas, saberes da docência e identidades profissionais da docência, utilizando das narrativas de uma professora de história da educação básica. Portanto, o objetivo do artigo foi analisar e compreender aspectos da formação, das práticas, dos saberes e das identidades de uma professora de história da educação básica a partir de suas narrativas (auto) biográficas. O artigo segue um entendimento qualitativo de pesquisa, com naturezas aplicada das narrativas e bibliográfica que corresponde aos entendimentos da literatura especializada nas temáticas. Ao fim, destaca-se como contribuições as potencialidades da reflexão e das experiências como articuladoras centrais dos conceitos, oferecendo também destaque aos seres humanos no processo epistêmico. Além disto, possibilita-se pensar outras questões de investigação com as proposições dispostas, se comprometendo com a produção de ciência que garante espaço de agência aos sujeitos e as suas significações singulares e coletivas.  

Biografia do Autor

  • Caio Corrêa Derossi, UENF

    Mestre em Educação (2021) e Licenciado em História (2018) ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É especialista em Docência com Ênfase na Educação Básica (2022) pelo Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais (IFMG) e em Docência e Prática de Ensino em História (2022) pela UniAmérica/Faculdade Descomplica. Atualmente curso Pedagogia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), de modo semipresencial pelo Consórcio CECIERJ. Foi aluno-pesquisador e bolsista (2013-2014) de pré-iniciação científica pelo projeto Jovens Talentos para a Ciência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Foi bolsista Capes\CNPq (2017-2018), do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Foi membro fundador e foi Diretor de Gestão de Pessoas da ConHis (Consultoria em História), Empresa Júnior de História da UFV (2017-2018). Representante Discente (2017-2018) da Comissão Coordenadora do Curso de História da UFV. Foi Monitor Bolsista Níveis I e II (2018-2019) das áreas de Psicologia e de Fundamentos do Departamento de Educação da UFV. Realizou Estágio em Docência durante o mestrado (2019) na disciplina de Avaliação do curso de Pedagogia da UFV. Integra os seguintes grupos de estudos e pesquisas registrados no Diretório do CNPq: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo - UFPA); Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI - UFRRJ), do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas (GEPAS - UVA - Universidade Estadual do Vale do Acaraú) e do Grupo de Pesquisa Vivências e Didáticas Autorais (VIDA - UFF). Têm interesse na áreas: Formação de Professores, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional da Docência, Aprendizagem Docente, Socialização Profissional da Docência, Narrativas e História da Educação.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14, p. 79-95, set. 2003.

CANÁRIO, Rui. O papel da prática profissional na formação inicial e contínua de professores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. MARFAN, Marilda Almeida (Org.). Vol. 1, Brasília: 2002.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me Agora!: As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ.[on line]. 1997, vol. 23, n. 1-2, ISSN 0102-2555. São Paulo Jan./Dec. 1997.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, set.dez. 2012.

DEROSSI, Caio Corrêa. Desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência na supervisão do estágio curricular em História: narrativas de professores da Educação Básica. Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. Dissertação (Mestrado em Educação), 404 f, 2021.

DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa. v. 42, n.146, p.351-367. 2012.

FERRAROTTI, Franco. História e histórias de vida: o método biográfico nas Ciências Sociais. Tradução de Carlos Eduardo Galvão e Maria da Conceição Passeggi. Natal: EDUFRN, 2014.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. Ciênc. educ. (Bauru), Ago 2005, vol.11, nº. 2, p.327-345.

GARCIA, Maria Manuela Alves; HYPOLITO, Álvaro Moreira; VIEIRA, Jarbas Santos. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 45-56, jan./abr. 2005.

GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

GAUTHIER, Clemont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Tradução de Franscisco Pereira de Lima. Ijuí, RS: UNIJUÍ, 1998.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

JOVCHELOVITCH, Sandra; Bauer, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; Gaskell, George. Pesquisa Qualitativa Contexto, Imagem e Som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, p. 90-113, 2002.

MARCELO GARCIA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Formação Docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MELLOUKI, M’Hammed; GAUTHIER, Clermont. O professor e seu mandato de mediador, herdeiro, intérprete e crítico. Educação e Sociedade. v. 25 n. 87 Campinas: Maio/Ago. 2004.

MELO, Geovana Ferreira. Docência: Uma construção a partir de múltiplos condicionantes. Boletim técnico do SENAC: a revista da Educação Profissional. v. 35, n. 1. Rio de Janeiro: Senac, janeiro/abril, 2009.

Downloads

Publicado

2025-04-15

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SABERES E IDENTIDADES PROFISSIONAIS: CATEGORIAS RELACIONAIS AS NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 24, n. 02, p. 01–20, 2025. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/14636.. Acesso em: 1 maio. 2025.