EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TEORIA QUEER

POR UMA POLÍTICA DE EMANCIPAÇÃO DOS CORPOS

Autores

  • Jairo BARDUNI FILHO Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Joane Victória Viana BASTOS Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Palavras-chave:

teoria queer, currículo , educação, corpos

Resumo

O artigo, que é uma pesquisa bibliográfica, apresenta o conceito Queer, seu surgimento histórico e como este se tornou uma relevante ferramenta teórico-analítica para se pensar a educação e a diversidade cotidiana. Pensamos sobre os corpos de indivíduos marcados pelas suas diferenças concernentes às categorias de gênero e sexualidade que transitam na escola, demarcamos a necessidade de se estranhar e problematizar o currículo normativo como conceito-ferramenta estranhando o ideal de aluno.

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Publicado

2024-11-25

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E TEORIA QUEER: POR UMA POLÍTICA DE EMANCIPAÇÃO DOS CORPOS. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 24, n. 02, p. 1–18, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/14559.. Acesso em: 1 maio. 2025.