GÊNESE DE UMA TRAJETÓRIA DE DISSIDÊNCIA E REEXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA

Autores

  • Matheus Augusto Utim Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

LGBTQIA+, Docência, Trajetórias , Dissidências, Resistência

Resumo

A partir de narrativas pessoais, busco tecer reflexões  que estruturam e constituem os movimentos LGBTQIA+ na docência, a partir da questão estruturante colocada:  Como transformar uma realidade tão dura e que ignora o direito às diferenças, à diversidade, ao contraditório, ao fluído e à dissidência? Para isso, dialogo com Louro (2014); Miskolci (2016); Pessoa (2013); Preciado (2019), Urzeda-Freitas (2018) a fim de lançar inteligibilidade sobre fenômenos emanados e problematizados no decorrer da confecção deste trabalho. É certo que outras práticas discursivas estão vindo à tona e desestabilizando interlocuções hegemônicas, transformando, aos poucos, essa realidade, fazendo com que sonhemos com um futuro menos violento, constituído pelo afeto e pelo amor, com trânsito livre para sermos quem sonharmos ser.

Biografia do Autor

  • Matheus Augusto Utim, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado (2016) em Letras: Português/Inglês e mestre (2021) em Língua e Interculturalidade pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina, Goiás - GO. Integra o grupo de pesquisa Discursos de Diversidade, Diferença, Decolonização, Valorização e Resistência Sociais (DIVERSO), do(a) Universidade Estadual de Goiás, coordenado pelo professor Hélvio Frank de Oliveira. Atuou como professor de Língua Estrangeira Moderna/Inglês em regime de contrato temporário pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE/GO) (2017-2023).

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Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Como Citar

GÊNESE DE UMA TRAJETÓRIA DE DISSIDÊNCIA E REEXISTÊNCIA NA DOCÊNCIA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 24, n. 01, p. 1–18, 2024. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/12445.. Acesso em: 5 jun. 2025.