CADA CARTAZ RIDÍCULO. QUEIMA TUDO ISSO URGENTE
Fontes visuais, resistências e o debate de gênero e sexualidade no Ensino de História
Palavras-chave:
Ensino de História, fontes visuais, Gênero e Sexualidade, Resistências democráticas, discurso da “ideologia de gênero”Resumo
Este artigo reflete para a Educação e o Ensino de História a importância de trabalhar com fontes visuais as temáticas de gênero, sexualidade, diversidade, preconceitos, violências e democracia. O objetivo deste artigo é compreender as resistências escolares e ofensivas conservadoras a partir de projeto desenvolvidos numa escola pública, que tinham como resultado a elaboração de cartazes de cunho artístico e reflexivo acerca das violências de gênero, sexualidade e diversidade, bem como proposições para tornar o ambiente escolar mais humano e respeitoso. Esses trabalhos realizados passaram por contestações de pais, assegurados pela pauta discursiva da “ideologia de gênero”, pauta do movimento Escola sem Partido. Entre 2015 e 2016, ofensivas como a perseguição docente, a censura aos temas de gênero e sexualidade e a ameaça à escola pública, laica e cidadã, pertenceram como combustíveis do pânico moral social. Resistências foram criadas diante do cenário conservador e devastador às políticas educacionais e que a partir dos documentos legais da educação no Brasil, permitem com que professores e professoras abordem esses temas com os/as discentes na sala de aula.
Referências
AÇÃO EDUCATIVA. A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). São Paulo: Ação Educativa, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 de maio de 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: < Constituição (planalto.gov.br) >. Acesso em: 17 de mar. de 2020.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014-2024). Brasília, DF: Senado Federal, 2014. Disponível em: < PNE - Plano Nacional de Educação - Plano Nacional de Educação - Lei n° 13.005/2014 (mec.gov.br)>. Acesso em: 28 nov. 2023.
CRIANÇAS têm aulas de combate à homofobia e escola leva prêmio do governo federal. Extra, Rio de Janeiro, 11 dez. 2015. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/educacao/criancas-tem-aulas-de-combate-homofobia-escola-leva-premio-do-governo-federal-18272166.html>. Acesso em: 13 fev. 2020.
MANUAL de defesa contra a censura na escola. Brasil, nov. 2018. Disponível em: . Acesso em: 28 jan. 2020.
MAUAD, Ana M. História e Fotografia. In: CARDOSO, Ciro F; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 2012, pp. 263-282.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro F; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Campus, 2012, pp. 243-262.
MISKOLCI, Richard; CAMPANA, Maximiliano. “Ideologia de gênero”: notas para a genealogia de um pânico moral contemporâneo. Revista Sociedade e Estado, v. 32, n. 3, p.725-748, 2017. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2023.
PAPO da hora: escola de Águas Mornas ganha prêmio nacional. NSC Total. Florianópolis, 10 dez. 2015. Disponível em: <https://www.nsctotal.com.br/noticias/papo-da-hora-escola-de-aguas-mornas-ganha-premio-nacional>. Acesso em: 16 nov. 2020.
PICCHETTI, Yara de Paula; SEFFNER, Fernando. A quem tudo quer saber, nada se lhe diz: uma educação e sem sexualidade é desejável? Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 61-81, jan./abr. 2016. Disponível em < Reflexão e Ação (unisc.br) >. Acesso em: 5 de julho de 2020.
SCOTT, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade, v. 15, n. 2, p. 71-89, 1990. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 2023.
SODOMA brasileira: governo federal premia escola que ensina para crianças que ser gay é ter amor. Rainha Maria, 12 dez. 2015. Disponível em: <http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/18877/Sodoma-brasileira-Governo-Federal-premia-escola-que-ensina-para-criancas-que-ser-gay-e-ter-amor>. Acesso em: 15 nov. 2020.
