O PAPEL DA REPRESENTATIVIDADE ETÁRIA NAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.31668/rta.v21i02.10817Palavras-chave:
Análise de Livro Didático, Representatividade Etária, Multiletramento, SemióticaResumo
Muito mais do que um núcleo de formação intelectual e cognitiva do indivíduo, a escola vem, ao longo do tempo, desempenhando a promoção dos valores cidadãos, o que permeia inúmeras discussões em torno da representatividade social e contribui para uma desconstrução de preconceitos, intolerâncias, desrespeitos e marginalizações, a partir de propostas didático-pedagógicas que alicerçam uma naturalização positiva da diversidade e pluralidade existentes na representatividade humana. Esse artigo, portanto, propôs analisar três coleções de livros didáticos de Língua Inglesa (LI), a partir da fundamentação teórica construída por leituras diversas dentro da Linguística Aplica, da Semiótica e dos Multiletramentos. Nesse contexto, buscou-se traçar uma reflexão sobre a diversidade etária a luz da presença, ou não, de imagens de idosos na ilustração das unidades didáticas, a fim de inferir o nível de importância dada a essa questão dentro da proposta de multiletramento, sustentada pelas contribuições advindas da Semiótica.
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