PATRIMÔNIOS MATERIAIS E IMATERIAIS NA CULTURA SUL-MATO-GROSSENSE
ALGUMAS QUESTÕES PARA PENSAR PRÁTICAS ESCOLARES
Resumo
Este artigo tem como objetivo problematizar o patrimônio cultural material e imaterial de Mato Grosso do Sul, para pensar elementos de uma prática escolar produtora nos agentes escolares de identificações positivas de quem somos, onde estamos e que projetos temos para o futuro. Com contribuições nos aportes de Pierre Nora, da noção “lugares de memória” busca-se, sinalizar os significados e sentidos que lugares dos patrimônios do referido estado agregam, a fim de perceber que partilhados e ressignificados propiciam a invenção de lugares. Por outro lado, também são apontados os benefícios e limites das leituras de fontes memorialísticas, que nos aproximam da memória coletiva e ao nos enveredarmos por essas leituras, identificamos todo um modo de ser e estar das pessoas nos lugares, ou seja, a cultura e a história dos grupos sociais a que pertencemos. Destacamos algumas iniciativas realizadas pela Fundação de Cultura, Instituto Histórico Geográfico de Mato Grosso do Sul e Museu de Arqueologia da UFMS, que viabilizaram a reedição de obras clássicas da cultura sul-mato-grossense, que podem nos aproximar da memória coletiva. Por fim, identificamos possibilidades do uso dessas obras para trabalhar com a educação patrimonial. Um uso que que rompe com a sequência sistemática e engessada da história oficial, que promove o reconhecimento e valorização da cultura partilhada, bem como o conhecimento da nossa história.
