PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
A ARTE DO GRAFITE NO BECO DA CODORNA
Resumo
A importância da arte em si deve ser debatida em todos os espaços. Pensando no contexto patrimonial, deve-se pensar também em bens públicos, monumentos históricos e culturais, na relação da arte presente nos monumentos. Desse modo, considerar as relações históricas em monumentos históricos e em patrimônio, na cultura e arte presentes no Centro de Goiânia, um local nos faz ter maior atenção para estabelecer esta correlação: O Beco da Codorna. E, assim, busca-se pensar em como O Beco da Codorna, pode ser considerado um local importante na educação patrimonial de Goiânia? Desta forma, faz-se necessário (re)pensar os museus, as categorias de arte e as mediações produzidas com os espectadores destas instituições. O procedimento metodológico utilizado para realização da pesquisa foi a revisão bibliográfica, utilizando artigos, livros, revistas acadêmicas científicas on-line, sites e vídeos. Neste espaço do Beco da Codorna, é onde se promovem os eventos culturais, como: dança - Hip-Hop, Breakdance; apresentações musicais e outras manifestações artísticas, dentre os quais, o “museu do Centro de Goiânia”, pode ser pensado como local de importância de integração em educação e arte. Por provocar esses vários sentimentos estéticos, pode-se repassar aos estudantes nas escolas como aquele local também tem a sua própria arte; quebrar preconceitos, transitar entre História e Arte e a importância do grafite como manifesto da própria arte, realizada em locais abertos da cidade goiana. As considerações parciais deste artigo consideram o grafite uma arte integradora em saberes, porque dá acesso a acessibilidade, na quebra de preconceitos sociais e valoriza os sons que nascem do beco.
