A EDUCAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/rta.v22i01.10558

Palavras-chave:

Direito e Ensino, Educação Escolar Indígena, Patrimônio Histórico

Resumo

Este texto traz uma abordagem da educação escolar indígena, com o objetivo geral de mostrar como se dá essa modalidade, inserida na legislação brasileira, atendo-se para a questão do patrimônio histórico-cultural desse povo. Ao conhecer as práticas pedagógicas do ensino indígena, os meios didáticos e os métodos avaliativos, o problema observado é se o ensino escolar para as comunidades indígenas pode ou não afetar sua cultura, de maneira a diluí-la. Como resposta, serão consideradas as ações aplicadas pelos professores para resguardar o direito à educação para todos e a manutenção da cultura local. Por meio de pesquisa bibliográfica, com textos acadêmicos e legislação brasileira, o artigo norteia a discussão da temática quanto ao paradigma escolar e cultural indígena, tendo como principais referenciais teóricos Silva (2009), Oliveira (1995), Grupioni (2000), Fernandes (2018), Andrade (1997) e outros. O estudo traz a educação escolar indígena, com o patrimônio cultural, por ser um dos assuntos debatidos em âmbitos nacional e internacional, envolvendo minorias. Sua relevância dá o enfoque da educação para as comunidades indígenas que requerem ser protegidas. Trata-se do desafio de a cultura indígena não ser diluída, mas mantida para as futuras gerações. Como principal resultado, tem-se que a educação escolar indígena já foi historicamente vista como aniquiladora de sua cultura, porém, na atualidade, tem-se mostrado  com características próprias.

Biografia do Autor

  • Irene Costa de OLIVEIRA, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás

    Mestra em História pela PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (PUC) - 2020/12. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), 2007.Especialista em Matemática Pura e Aplicada, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), 2007. Especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade Salgado de Oliveira, 1995. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns, 1990. Atualmente é professora P IV - Secretaria de Estado da Educação do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

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Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

ARTIGO ACADÊMICO

Como Citar

A EDUCAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 22, n. 01, p. 15, 2022. DOI: 10.31668/rta.v22i01.10558. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/10558.. Acesso em: 2 maio. 2025.