SOBRE A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS E COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

O CASO DO MONUMENTO À COLÔNIA AFRO-BRASILEIRA DE CURITIBA

Autores

Resumo

O presente artigo reflete sobre a história do Monumento à Colônia Afro-brasileira de Curitiba, descerrado no centro da capital paranaense em maio de 1988 em homenagem ao centenário da assinatura da Lei Áurea. Partindo dos conceitos de “patrimônio” (CHOAY, 2006) e “lugar de memória” (NORA, 1993), analisamos como a inserção dessa obra no espaço urbano levanta discussões sobre a identidade e a memória da cidade, bem como, sobre as relações entre o individual e o coletivo na construção da história de uma população. O resgate dessa história foi apoiado por pesquisas em documentos oficiais, fontes jornalísticas e entrevistas com pessoas que tomaram parte nesse processo. O trabalho revelou as potencialidades do monumento em preservar a história e a memória dos afro-brasileiros em Curitiba.

Biografia do Autor

  • Ana Crhistina VANALI, Faculdades da Indústria

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná/UFPR. Mestrado em Antropologia Social pela UFPR. Doutorado em Sociologia pela UFPR. Pós-doutorado em Educação pela UFPR. Membro do Grupo de Investigação sobre o Movimento do Contestado da UFSC

  • Andrea Maila Voss KOMINEK, UTFPR

    Doutora em Sociologia pela Universidad de Salamanca, Espanha. Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora de Filosofia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Realiza pesquisas nas áreas de Filosofia, Sociologia, Tecnologia, Gênero, Relações Raciais e Políticas Afirmativas.

  • Celso Fernando Claro de OLIVEIRA

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e em Jornalismo pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Obteve os títulos de mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá e de doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista Capes/DS (2012-2016). Participou do Núcleo de Estudos de História e Cinema (NEHCINE) da UFSC (2012-2016). Foi bolsista de Doutoramento Sanduíche na Yale University (2014-2015). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Cinema, História Contemporânea, História da América e História da Arte. Atualmente é professor EBTT de História no Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.

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Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: HISTÓRICO, CONCEITOS E PROCESSOS

Como Citar

SOBRE A RELAÇÃO ENTRE INDIVÍDUOS E COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO: O CASO DO MONUMENTO À COLÔNIA AFRO-BRASILEIRA DE CURITIBA. Revista Temporis[ação] (ISSN 2317-5516), [S. l.], v. 21, n. 01, p. 20, 2021. Disponível em: //www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/10545.. Acesso em: 4 jun. 2025.