Complexidade e formação de professores de inglês em Anápolis-Goiás: análise de narrativas sobre o estágio supervisionado

Autores

  • Bárbara do Rosário Sabota Silva

Palavras-chave:

Complexidade. Formação de professores de inglês

Resumo

O estudo que ora se apresenta objetiva discutir a pertinência de entender a formação de professores de língua inglesa pelas lentes da complexidade. Para tal, apresento uma análise qualitativa interpretativa (ERICKSON, 1986) de trechos de narrativas de alunos de estágio supervisionado dos últimos três anos a fim de ilustrar algumas características da complexidade em evidência nos relatos, tais como: adaptabilidade, dinamicidade, interdependência, entre outras. Neste estudo revisito o modelo fractal proposto por Sabota (2008) repensando algumas categorias e discutindo como a formação para o século XXI não pode se eximir de considerar fatores biocognitivos e afetivos, aspectos sócio históricos e políticos além das subjetividades e experiências prévias dos aprendizes no processo de construção da identidade docente.

Biografia do Autor

  • Bárbara do Rosário Sabota Silva

    Doutora em Letras e Linguística pela UFG. Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UnB. Professora da Universidade Estadual de Goiás – Campus Anápolis de CSEH, no curso de Letras e no Programa de Pós graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Vice-líder do grupo de pesquisa ELEL cadastrado no CNPq. Coordenadora do Grupo de estudos INTEGRA. Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Brasil

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Publicado

2018-08-29

Como Citar

Complexidade e formação de professores de inglês em Anápolis-Goiás: análise de narrativas sobre o estágio supervisionado. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(2), 276-295. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/8101