A criatividade e o estágio curricular não obrigatório no ensino superior na visão de estudantes
Palavras-chave:
Ensino superior. Estágio curricular não obrigatório. Criatividade.Resumo
Tendo em vista o aumento do número de profissionais formados no ensino superior no Brasil, vislumbram-se cenários sobre a empregabilidade de recém-titulados e o esforço da gestão acadêmica com a disponibilidade de oportunidades de estágios curriculares não obrigatórios, para uma possível melhoria de índices e redução de prazos entre a formatura e ingresso ao mundo do trabalho, especificamente em suas áreas de formação. Com o objetivo de localizar aspectos que possam caracterizar influências da prática de estágio para sua formação profissional, desenvolveu-se um estudo de caso com alunos/as de graduação da Universidade Estadual de Londrina que realizaram estágios entre 2013 e 2015. O referencial teórico adotado enquadra-se nos estudos sobre políticas públicas educacionais e estágio curricular não obrigatório (ABRUCIO, 2007; CURY, 2010; NASCIMENTO, 2009; OLIVEIRA JUNIOR,2014) e nas reflexões de DE LA TORRE (2009) sobre estratégias criativas na educação. Os dados foram levantados por meio de análise documental e aplicação de um questionário qualiquantitativo sobre a percepção dos/as estudantes e as contribuições do estágio para sua vida profissional. Conclui-se que há indícios que o simples atendimento à legislação pode levar a não compreensão dos objetivos da política pública sobre o assunto e que, especificamente, há necessidade de esforço das Instituições de Ensino Superior para que, em seus projetos pedagógicos e normativas internas, possibilitem constantes oportunidades aos alunos para o desenvolvimento da prática profissional por meio de estágios não obrigatórios.Downloads
Publicado
2018-08-29
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A criatividade e o estágio curricular não obrigatório no ensino superior na visão de estudantes. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(2), 178-199. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/8096