IMPLICAÇÕES DA BNCC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

RESUMO

Desde sua homologação em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido objeto de discussões no campo educacional. Das etapas da educação básica que estão em meio a essas discussões, destacamos a primeira delas, a Educação Infantil, pois é o primeiro contato com o ambiente escolar e com atividades que vão contribuir para o desenvolvimento integral e aprendizagens das crianças. Assim, esta pesquisa abordou as implicações da BNCC na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil e foi guiada pela seguinte questão: Qual a relevância da BNCC para a Educação Infantil e de que forma ela interfere na prática pedagógica dos seus professores? Os objetivos foram contextualizar a implementação da BNCC, bem como compreender suas implicações na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Como referencial teórico utilizamos autores que discutem as políticas educacionais, a BNCC, sua relação com a formação de professores e como ela está inserida na Educação Infantil, tais como: Macedo (2014), Aguiar e Dourado (2019), Barbosa, Silveira e Soares (2019), Gomes, Borges e Oliveira (2021), Barbosa et al. (2018), Reis e Silveira (2019) entre outros, buscando contextualizar as políticas educacionais, a partir da década de 1990. Propõe analisar as políticas educacionais a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 até a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, abordamos desde os princípios e objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) até os objetivos da BNCC e suas implicações na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil. Os resultados da pesquisa demonstraram que as propostas da BNCC interferem na prática pedagógica e autonomia dos professores e vão ao encontro a uma educação técnica e instrumentalizada, contrariando o que acreditamos ser essencial para a educação e para a formação humana, democrática e emancipatória.

Palavras-chave: BNCC; Educação Infantil; Prática Pedagógica.

 

Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Lopes de Faria, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás.

  • Sheila Santos de Oliveira , Universidade Federal de Goiás - UFG

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora da Faculdade de Educação da UFG. Coordenadora da área de Estágio e Didática da Faculdade de Educação da UFG.

     

Downloads

Publicado

2024-12-31

Como Citar

IMPLICAÇÕES DA BNCC NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 573-585. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16295