CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL:

disputas ideológicas e epistemológicas para alunos apenados

Autores

Resumo

Este artigo aborda o currículo do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) voltado para alunos apenados, destacando as disputas ideológicas e epistemológicas que permeiam a educação prisional no Brasil. Evidenciando que enquanto alguns vêem a educação carcerária como um direito fundamental para a ressocialização, outros a restringem à qualificação técnica, ou até a negam. O estudo contrapõe o enfoque tecnicista, focado na formação profissional, à abordagem humanista, que visa o desenvolvimento ético, social e cultural dos alunos. A análise discute a necessidade de superar a lógica neoliberal da educação, incorporando a Epistemologia da Complexidade de Edgar Morin para uma abordagem pedagógica que considere o contexto sociocultural dos apenados. Conclui-se que, para ser eficaz, o currículo deve ir além da capacitação técnica, promovendo a reflexão crítica e a autonomia dos sujeitos, preparando-os para sua reintegração social.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Tancredo de Almeida Neves, IFGOIANO - CAMPUS URUTAÍ

    Economista formado pela Faculdade Unialfa em 2011. Policial penal no Estado de Goiás. Gerente financeiro orçamentário da mesma instituição, responsável pela gestão e controle dos recursos financeiros e orçamentários.

  • Nuria Lorenzo Ramírez, Universidade de Barcelona - UB/ES

    Professora Titular no Departamento de Didática e Organização Educativa da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Possui doutorado em Ciências da Educação, licenciatura em Pedagogia e diploma em Biblioteconomia e Documentação.

  • Ricardo Gomes Assunção, IFGoiano, Campus Urutaí

    Professor efetivo do Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Urutaí. Possui Licenciatura em Matemática (UFG). Especialização em Matemática (UnB). Mestrado em Matemática (UFG). Doutorado em Educação Matemática (UFMS). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB) do IFGoiano, Campus Urutaí.

  • Marcos Fernandes-Sobrinho, IFGoiano, Campus Urutaí

    Titular do Instituto Federal Goiano (IFGoiano). Advogado e consultor. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UnB). Pós-doutorado em Direito Público (Universidad de Las Palmas, Espanha). Licenciado em Física (UFU), bacharel em Direito (UEG). Bacharel em Administração (FAAB). Docente permanente e coordenador em programas de pós-graduação (PPGEnEB/IFGoiano e PPGGO/UFCAT).

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL:: disputas ideológicas e epistemológicas para alunos apenados. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 462-473. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16132