OBJETO, TEMAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS NO CAMPO DA DIDÁTICA

Autores

Resumo

O presente trabalho visa apresentar o objeto de estudo da Didática e as perspectivas críticas emergentes nesse campo investigativo. Metodologicamente, foi realizada a revisão da obra “Didática Crítica no Brasil”, organizada por Longarezi, Pimenta e Puentes (2023) e as publicações de Libâneo (2012) e de Suanno (2022). O resultado dessa pesquisa é apresentado por meio de um mapa  construído para sistematizar o objeto de estudo da Didática, suas temáticas e suas abordagens contemporâneas no campo educacional brasileiro. Este estudo considera que o objeto de estudo da Didática é o ensino em sua globalidade, tratando-o de modo situado e contextualizado na relação com a aprendizagem discente em determinado contexto histórico-cultural e pessoal.

Biografia do Autor

  • Thaís Gouvêa Silva, Universidade Federal de Goiás

    Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação (2024), vinculada à linha de pesquisa Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo, da Universidade Federal de Goiás.  Graduada em Pedagogia (2024),  pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e em Letras-Língua Portuguesa (2023), pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora auxiliar do CMEI Vivendo e Aprendendo, da rede municipal de educação de Goiânia-Goiás. Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698).

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

OBJETO, TEMAS E ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS NO CAMPO DA DIDÁTICA. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 380-389. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16107