AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO E DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR:
por uma formação docente emancipatória e decolonial
Resumo
O artigo em questão aborda a urgente necessidade da reformulação na formação docente inicial e continuada diante das complexidades sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas. O estudo analisa a integração dos princípios da auto-hetero-ecoformação com a didática complexa e transdisciplinar, explorando como esses conceitos podem contribuir para a aprendizagem e a prática emancipatória dos docentes. Utilizando uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, a pesquisa oferece uma análise crítica das bases teóricas que sustentam esses princípios, destacando a importância de preparar educadores como agentes de transformação social, capazes de lidar com a complexidade da diversidade cultural em sala de aula, promovendo práticas inclusivas. As conclusões da pesquisa indicam que a auto-hetero-ecoformação, favorecem uma abordagem pedagógica que rompe com modelos tradicionais, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que desafiem estruturas hegemônicas, promovendo um ambiente educacional focado na reflexão da diversidade e complexidade da realidade dos alunos, contribuindo assim, para uma formação docente verdadeiramente emancipatória. Todavia, o estudo revela que a integração desses princípios pode vir a enfrentar limitações, destacando-se a resistência à mudança em instituições e entre educadores habituados a métodos tradicionais, gerando um ambiente de desconforto, dificultando a implementação efetiva das novas abordagens.