AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO E DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR:

por uma formação docente emancipatória e decolonial

Autores

Resumo

O artigo em questão aborda a urgente necessidade da reformulação na formação docente inicial e continuada diante das complexidades sociais, tecnológicas e culturais contemporâneas. O estudo analisa a integração dos princípios da auto-hetero-ecoformação com a didática complexa e transdisciplinar, explorando como esses conceitos podem contribuir para a aprendizagem e a prática emancipatória dos docentes. Utilizando uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico, a pesquisa oferece uma análise crítica das bases teóricas que sustentam esses princípios, destacando a importância de preparar educadores como agentes de transformação social, capazes de lidar com a complexidade da diversidade cultural em sala de aula, promovendo práticas inclusivas. As conclusões da pesquisa indicam que a auto-hetero-ecoformação, favorecem uma abordagem pedagógica que rompe com modelos tradicionais, enfatizando a necessidade de práticas pedagógicas que desafiem estruturas hegemônicas, promovendo um ambiente educacional focado na reflexão da diversidade e complexidade da realidade dos alunos, contribuindo assim, para uma formação docente verdadeiramente emancipatória. Todavia, o estudo revela que a integração desses princípios pode vir a enfrentar limitações, destacando-se a resistência à mudança em instituições e entre educadores habituados a métodos tradicionais, gerando um ambiente de desconforto, dificultando a implementação efetiva das novas abordagens.

Biografia do Autor

  • Magna Nascimento Mizurini da Costa, IF Goiano

    Licenciada em Pedagogia (UNIG) professora em cursos de formação continuada em Educação Especial Inclusiva, palestrante e pesquisadora. Mestranda no IFGoiano Campus Urutaí, PPGEnEB, especialista em Administração e Supervisão Escolar, Neuropedagogia, Saúde Mental, Docência e Ensino Superior, AEE Coordenadora Pedagógica da Educação Inclusiva pela Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas/GO.

  • Giselle Andrade Neves, IF Goiano

    Mestranda em Ensino e Educação Básica no IF Goiano. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008). Professora na Secretaria de Educação do Estado de Goiás e coordenadora do Ensino Fundamental 2 Ensino Médio do Colégio Líder. Especialização em Educação Inclusiva, Psicopedagogia e Tecnologias Educacionais e Educação a Distância pelo IFG.

  • Núria Lorenzo Ramírez, Universidade de Barcelona

    Professora Titular no Departamento de Didática e Organização Educativa da Faculdade de Educação da Universidade de Barcelona. Possui doutorado em Ciências da Educação, licenciatura em Pedagogia e diploma em Biblioteconomia e Documentação. Também é reconhecida por seu trabalho em contextos internacionais, como sua atuação recente no Brasil, onde leciona em cursos de doutorad

  • Marcos Fernandes-Sobrinho, IF Goiano

     Professor Titular do Instituto Federal Goiano, advogado e consultor. Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UnB), com pós-doutorado em Direito Público (Universidad de Las Palmas, Espanha). Licenciado em Física (UFU), bacharel em Direito (UEG) e em Administração (FAAB). Atua como docente permanente e coordenador em programas de pós-graduação (PPGEnEB/IFGoiano e PPGGO/UFCAT)

Downloads

Publicado

2024-12-01

Como Citar

AUTO-HETERO-ECOFORMAÇÃO E DIDÁTICA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR:: por uma formação docente emancipatória e decolonial. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 390-409. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16105