LUTO DE MÃES AO RECEBEREM DIAGNÓSTICO DOS FILHOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender o processo de enlutamento enfrentado por mães ao receberem o diagnóstico de seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os objetivos específicos têm como base conceituar o luto e suas fases; descrever sobre o Transtorno do Espectro Autista e relacionar o processo do diagnóstico com o luto das mães dos filhos com TEA ao receberem a notícia (laudo). Parte-se da questão norteadora a seguinte questão: como as mães de crianças com TEA têm recebido o diagnóstico do filho e de que forma têm lidado com os sentimentos que essa notícia traz? Usou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos que discutem sobre o assunto, de abordagem descritiva e qualitativa. Para tal, utilizou-se contribuições teóricas de Sigmund Freud apud Kehl, Carone e Peres (2013); Montenegro, Celeri e Casella (2018); Fernandes, Tomazelli e Girianelli (2020); Pessoa, Melo e Lima (2022). Levanta-se como hipótese que as mães ao receberem o diagnóstico são levadas a sentirem uma série de emoções e sentimentos, equiparados ao processo de luto. Sendo assim, ao pesquisar sobre a temática busca-se compreender de forma mais profunda as reações emocionais e psicológicas que ocorrem durante o processo de luto, auxiliando tanto os profissionais da área da saúde quanto as próprias mães enlutadas na compreensão e enfrentamento dessa experiência dolorosa.

Biografia do Autor

  • Leandra Rodrigues de Melo, INTEGRA

    Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA

  • Paulo Roberto Miranda Veras, INTEGRA

    Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - PPG-IELT (UEG), Graduado e Bacharel em Psicologia. 
    Licenciado em Pedagogia. Professor nas Faculdades Integradas da América do Sul - INTEGRA

  • Raimundo Márcio Mota de Castro, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutor em Educação (PUC-GO). Pós-doutorado em Educação Escolar e Religião (PUCPR). Professor no 
    Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

LUTO DE MÃES AO RECEBEREM DIAGNÓSTICO DOS FILHOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 365-379. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16065