FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
a compreensão, a conquista e a vivência dos Direitos Humanos
Resumo
Este trabalho apresenta o projeto formativo proposto e desenvolvido no/pelo Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Acadêmica de Inhumas. O Estágio Supervisionado tem como objetivo aproximar os(as) graduandos(as) do futuro campo profissional por meio de observações, registros, análises, relação entre teoria e prática e ações propositivas que reconfiguram os processos de ensino e de aprendizagem. Para além desse objetivo atribuído ao componente curricular, há emergência de outros saberes, fazeres, posturas e ações para a formação profissional, exigindo posicionamentos em defesa da vida em toda sua extensão. O trabalho, ora apresentado, busca ampliar a formação dos futuros docentes na compreensão, conquista e vivências dos Direitos Humanos, na afirmação da cidadania plena como efetivação de uma sociedade democrática. A base que fundamenta essa proposta está ancorada em documentos como a Declaração dos Direitos humanos (1948), a Declaração dos Direitos das Crianças (1956), o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2009) e em pesquisadores que discutem educação em/para Direitos Humanos e formação de professores(as), como Pimenta e Monteiro et al (2013), Sacavino (2009), Benevides (2007). Esta proposta de Estágio tem contribuído com uma formação reflexiva, sensível, ativa, senso de responsabilidade e consciência social que todos(as) têm o direito de viver com dignidade. Essa formação tem contemplado os(as) estagiários(as), as crianças e seus familiares, a equipe do campo de estágio e a comunidade universitária.