FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:

a compreensão, a conquista e a vivência dos Direitos Humanos

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta o projeto formativo proposto e desenvolvido no/pelo Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Acadêmica de Inhumas. O Estágio Supervisionado tem como objetivo aproximar os(as) graduandos(as) do futuro campo profissional por meio de observações, registros, análises, relação entre teoria e prática e ações propositivas que reconfiguram os processos de ensino e de aprendizagem. Para além desse objetivo atribuído ao componente curricular, há emergência de outros saberes, fazeres, posturas e ações para a formação profissional, exigindo posicionamentos em defesa da vida em toda sua extensão. O trabalho, ora apresentado, busca ampliar a formação dos futuros docentes na compreensão, conquista e vivências dos Direitos Humanos, na afirmação da cidadania plena como efetivação de uma sociedade democrática. A base que fundamenta essa proposta está ancorada em documentos como a Declaração dos Direitos humanos (1948), a Declaração dos Direitos das Crianças (1956), o Estatuto da Criança e Adolescente (1990), Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2009) e em pesquisadores que discutem educação em/para Direitos Humanos e formação de professores(as), como Pimenta e Monteiro et al (2013), Sacavino (2009), Benevides (2007). Esta proposta de Estágio tem contribuído com uma formação reflexiva, sensível, ativa, senso de responsabilidade e consciência social que todos(as) têm o direito de viver com dignidade. Essa formação tem contemplado os(as) estagiários(as), as crianças e seus familiares, a equipe do campo de estágio e a comunidade universitária.

Biografia do Autor

  • Keides Batista Vicente, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutora em Educação, PPGE/UFG (2019). Mestre em História Social pela

    Universidade Federal de Uberlândia (2006). Possui graduação em

    História - Licenciatura e Bacharelado, pela Universidade Federal de

    Goiás - Campus Avançado de Catalão - GO (2001), Graduação em Pedagogia,

    IFG - Campus Urutaí (2002). Realizou o Estágio Pós-doutoral em Educação

    PPGE/UFG (2024) em Paris. Atualmente é professora na Universidade

    Estadual de Goiás Câmpus Metropolitano, UnU de Inhumas. Na referida

    instituição atua também no Programa de Pós-graduação em Educação

    na linha Trabalho, Estado e Políticas Educacionais.

  • Lindalva Pessoni, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Doutoranda em Educação PPGE/FE/UFG. Mestre em Educação UFG (2011).

    Especialista em Formação socioeconômica do Brasil pela UNIVERSO (2002).

    Especialista em Matemática e Linguagem para as séries iniciais do Ensino

    Fundamental pela FE/UFG ( 1997), Planejamento Educacional - UNIVERSO (1993).

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989,).

    Professora efetiva da UEG- Universidade Estadual de Goiás e professora

    aposentada da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Goiás.

    Membro da RIEC- Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas

    Criativas e Inovadoras. Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e

    Pesquisa sem Didática e Questões Contemporâneas.

  • Núria Lorenzo Ramírez, Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la Universidad de Barcelona - UB

    Doutora em Educação pela Universidade de Barcelona (UB).

    Pedagoga (UB) e Diploma em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela

    Escola de Jordi Rubió i Balaguer. Profesora Titular de Universidad em

    el Departamento de Didáctica y Organización Educativa de la UB.

    Miembre del Instituto de Investigación Educativa de la UB y

    del Grupo de Investigación GREDI. 

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:: a compreensão, a conquista e a vivência dos Direitos Humanos. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 497-517. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16063