PROJETOS DE ENSINO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL:

uma discussão possível

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Resumo

O presente artigo pretende analisar a articulação dos projetos de ensino desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) Campus Cuiabá Bela Vista, com a prática pedagógica docente para contribuir com a permanência estudantil. Objetiva trazer reflexões sobre os pressupostos pedagógicos que o IFMT direciona para a prática pedagógica, e também dialogar sobre a importância do desenvolvimento dos projetos de ensino. Nesse propósito, é importante ressaltar que o Campus Cuiabá Bela Vista, um dos 19 (dezenove) campi do IFMT, traz uma ênfase em incentivar, valorizar e apoiar práticas educativas, por um caminho dialético, por intermédio dos projetos de ensino desenvolvidos na instituição, estes que desenvolvem ações que realmente são integradoras com compromisso pedagógico e social, superando assim a perspectiva tecnicista, a fim de assumir a postura crítica. Este trabalho é delineado por meio de análise documental, das legislações pertinentes e dos dados coletados Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Biografia do Autor

  • Francismeiry Cristina de Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Goiás (UFG)/IFMT.

    Mestre em Política Social, 2015, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

PROJETOS DE ENSINO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA PERMANÊNCIA ESTUDANTIL:: uma discussão possível. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 256-270. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16062