A CONCEPÇÃO DE SUJEITO NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO:
a inter-relação entre a Psicologia escolar e didática desenvolvimental
Resumo
Este trabalho de natureza teórica explora a compreensão do sujeito na Teoria da Atividade de Estudo, integrando os conhecimentos da Psicologia Escolar e da Didática Desenvolvimental para investigar a inter-relação entre a didática e a Psicologia escolar, especialmente no que se refere à aprendizagem do sujeito. Conclui-se que a evolução da noção de sujeito na Teoria da Atividade de Estudo (TAE) foi uma tentativa de integração entre cognição e afetividade, possibilitando repensar práticas pedagógicas para focar no desenvolvimento integral do sujeito, neste sentido a articulação entre Psicologia escolar e didática desenvolvimental permite criar estratégias educativas que antecipam necessidades, promovendo autonomia e ética, exigindo uma atuação colaborativa do psicólogo escolar, não apenas para solucionar dificuldades, mas para contribuir na construção de um ambiente educativo que oportunize o desenvolvimento.