A CONCEPÇÃO DE SUJEITO NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO:

a inter-relação entre a Psicologia escolar e didática desenvolvimental

Autores

Resumo

Este trabalho de natureza teórica explora a compreensão do sujeito na Teoria da Atividade de Estudo, integrando os conhecimentos da Psicologia Escolar e da Didática Desenvolvimental para investigar a inter-relação entre a didática e a Psicologia escolar, especialmente no que se refere à aprendizagem do sujeito. Conclui-se que a evolução da noção de sujeito na Teoria da Atividade de Estudo (TAE) foi uma tentativa de integração entre cognição e afetividade, possibilitando repensar práticas pedagógicas para focar no desenvolvimento integral do sujeito, neste sentido a articulação entre Psicologia escolar e didática desenvolvimental permite criar estratégias educativas que antecipam necessidades, promovendo autonomia e ética, exigindo uma atuação colaborativa do psicólogo escolar, não apenas para solucionar dificuldades, mas para contribuir na construção de um ambiente educativo que oportunize o desenvolvimento.

Biografia do Autor

  • Karine de Souza Santos, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás (em andamento).

     Mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2021).

    Psicóloga escolar e educacional no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

  • Gisele Toassa, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP).

     Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

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Publicado

2024-11-09

Como Citar

A CONCEPÇÃO DE SUJEITO NA TEORIA DA ATIVIDADE DE ESTUDO:: a inter-relação entre a Psicologia escolar e didática desenvolvimental. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 236-255. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16061