SESSÃO SOLENE DO DIA DO PROFESSOR:

uma análise discursiva crítica

Autores

Resumo

O escopo deste trabalho consistiu em uma análise crítica do discurso acerca da Sessão Solene do Dia do Professor, realizada pela Câmara dos Deputados, no ano de 2023. Para isso, empregamos a teoria discursiva crítica de Fairclough (2016), mostrando como os discursos apresentados na cerimônia - considerada como um gênero discursivo pela ótica bakhtiniana (2000) - ressaltam três pontos principais, encontrados em muitas falas dos participantes:  a) o caráter devocional da profissão docente; b) a educação como uma abstração, desvinculada da realidade material; e c) a suposta interferência ideológica dos professores nos alunos. Como resultado, vê-se o domínio político da direita nessa sessão, com falas que ressaltam o caráter de agência individual, neoliberal e de partidarismo institucional.

 

Palavras-chave: Dia do professor. Discurso. Crítica. Sessão Solene.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Peres de Sousa, Universidade Estadual de Goiás

    Graduada em Letras-Português (2013), pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e discente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG/IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Jr.

  • Rafael Souza Simões, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em Cinema e Audiovisual (2021), pela UEG – Campus Laranjeiras e discente no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG/IELT) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Unidade de Anápolis - Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Jr.

  • Dra. Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás

    Doutora em Educação pela Unicamp/SP (2006), docente na graduação na Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – PPG/IELT – Universidade Estadual de Goiás – UEG.

Downloads

Publicado

2024-10-30

Como Citar

SESSÃO SOLENE DO DIA DO PROFESSOR:: uma análise discursiva crítica. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 218-235. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15923