RELAÇÕES, SIGNIFICADOS E RELEVÂNCIA DO CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Resumo

O presente estudo tem por objetivo propor a reflexão sobre os debates atuais relacionados ao significado do corpo, seus gestos e movimentos na educação física. Para sua realização, pautou-se no referencial da pesquisa bibliográfica, realizando um minucioso estudo nas produções publicadas entre os anos de 2017 a 2022, o que resultou após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, no total de dez artigos científicos, os quais foram incluídos nessa revisão. Concluiu-se que existe uma série de relações entre o corpo e suas possibilidades, mas sobretudo, é na conscientização da responsabilidade da educação física em desenvolver e aprimorar os corpos.

PALAVRAS-CHAVE: Corpo; Prática Pedagógica; Professor; Educação Física.

Biografia do Autor

  • Cristian Leandro Lopes da Rosa, Faculdade AJES

    Docente na Faculdade AJES. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2014); Graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2011).

  • Fabiana Ritter Antunes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSM. Graduação em Educação Física - UNICRUZ - RS. Graduação em Pedagogia - UNINTER. Docente do Curso de Educação Física e Pedagogia - UNIJUÍ. Focalizadora de Danças Circulares. Professora do Programa Jovem Aprendiz SENAC -RS.

  • Veronica Jocasta Casarotto, UFAM/CAMPUS COARI

    Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2021)
    Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas , Brasil

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

RELAÇÕES, SIGNIFICADOS E RELEVÂNCIA DO CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 549-572. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15824