NENHUMA ESCOLA A MENOS:

reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA

Autores

Resumo

A luta erguida historicamente pelos movimentos sociais da Educação do Campo denuncia o fechamento de escolas do campo e defende a garantia de um projeto educacional que contemple a diversidade sociocultural do campesinato. Nessa direção, o presente artigo busca refletir sobre o fechamento de escolas das áreas rurais no Território de identidade Costa do Descobrimento, na Bahia, e indica as forças hegemônicas que sustentam tais ações. Para tanto, apresenta a Educação do Campo enquanto direito conquistado e demarca as lutas e reivindicações dos movimentos sociais perante a negligência do Estado na implementação de políticas educacionais para a população camponesa. Outro flanco de análise do texto são os números em relação à Distorção Idade-Série (DIS) e a diminuição do número de escolas do campo entre os anos de 2014 a 2023. Dentre as discussões que assumem a centralidade do texto estão a implementação do projeto neoliberal de mecanização do campo e supervalorização do agronegócio, que incidem no fechamento de escolas do campo. Em suma, o texto indica que este fenômeno é multifatorial e envolve questões de cunho econômico, a presença do capital no controle das políticas públicas educacionais em detrimento da garantia da educação de qualidade para os camponeses.

Biografia do Autor

  • Geovani de Jesus Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus XVIII – Eunápolis-BA. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade da UNEB, Campus XIV – Conceição do Coité. Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Ensino de Porto Seguro – BA. Pesquisador da área de Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Docência e Organização do Trabalho Pedagógico.

  • Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

    Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP). Doutorado e Mestrado em Educação (FAE/UFMG). Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

  • Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Bacharel em Psicologia, Licenciada em Letras Vernáculas – UESC. Mestre em Educação pelo PPGED/UESB. Coordenadora do Programa Formacampo/UESB.

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Publicado

2024-12-02

Como Citar

NENHUMA ESCOLA A MENOS:: reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 426-443. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15774