NENHUMA ESCOLA A MENOS:
reflexões sobre o fechamento escolas do campo no Território de Identidade Costa do Descobrimento-BA
Resumo
A luta erguida historicamente pelos movimentos sociais da Educação do Campo denuncia o fechamento de escolas do campo e defende a garantia de um projeto educacional que contemple a diversidade sociocultural do campesinato. Nessa direção, o presente artigo busca refletir sobre o fechamento de escolas das áreas rurais no Território de identidade Costa do Descobrimento, na Bahia, e indica as forças hegemônicas que sustentam tais ações. Para tanto, apresenta a Educação do Campo enquanto direito conquistado e demarca as lutas e reivindicações dos movimentos sociais perante a negligência do Estado na implementação de políticas educacionais para a população camponesa. Outro flanco de análise do texto são os números em relação à Distorção Idade-Série (DIS) e a diminuição do número de escolas do campo entre os anos de 2014 a 2023. Dentre as discussões que assumem a centralidade do texto estão a implementação do projeto neoliberal de mecanização do campo e supervalorização do agronegócio, que incidem no fechamento de escolas do campo. Em suma, o texto indica que este fenômeno é multifatorial e envolve questões de cunho econômico, a presença do capital no controle das políticas públicas educacionais em detrimento da garantia da educação de qualidade para os camponeses.