MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA:
o caso da contrarreforma da educação profissional no Brasil a partir da Lei 13.415/2017
Resumo
As políticas de privatização da educação se tornaram um fenômeno global com particularidades locais. No Brasil, a Reforma do Ensino Médio promoveu uma modernização conservadora na educação através da Lei 13.415/2017. Essa reforma introduziu políticas endógenas de privatização na Educação Profissional com características conservadoras. O objetivo deste artigo é compreender e problematizar como a política educacional dos governos Temer e Bolsonaro, para o ensino médio e a educação profissional, decorrem a colocar em ação a Reforma do Ensino Médio nos Institutos Federais e a uma contrarreforma da educação profissional. O texto busca situar as políticas direcionadas à educação profissional por meio da análise de programas e de estratégias, assim como das possíveis repercussões para o Ensino Médio Integrado, oferta prioritária dos IFS. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos a análise bibliográfica e documental, além dos dados da oferta de matrículas fornecidas pela Plataforma Nilo Peçanha para procurar compreender a materialização da política educacional e suas repercussões. Nas considerações, aborda-se que a iniciativa busca atender às demandas da nova ordem de acumulação capitalista, visto que os programas e ações são focados na mercadificação da educação e não na formação do sujeito integral.