MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA:

o caso da contrarreforma da educação profissional no Brasil a partir da Lei 13.415/2017

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Resumo

As políticas de privatização da educação se tornaram um fenômeno global com particularidades locais. No Brasil, a Reforma do Ensino Médio promoveu uma modernização conservadora na educação através da Lei 13.415/2017. Essa reforma introduziu políticas endógenas de privatização na Educação Profissional com características conservadoras. O objetivo deste artigo é compreender e problematizar como a política educacional dos governos Temer e Bolsonaro, para o ensino médio e a educação profissional, decorrem a colocar em ação a Reforma do Ensino Médio nos Institutos Federais e a uma contrarreforma da educação profissional. O texto busca situar as políticas direcionadas à educação profissional por meio da análise de programas e de estratégias, assim como das possíveis repercussões para o Ensino Médio Integrado, oferta prioritária dos IFS. Nos procedimentos metodológicos, utilizamos a análise bibliográfica e documental, além dos dados da oferta de matrículas fornecidas pela Plataforma Nilo Peçanha para procurar compreender a materialização da política educacional e suas repercussões. Nas considerações, aborda-se que a iniciativa busca atender às demandas da nova ordem de acumulação capitalista, visto que os programas e ações são focados na mercadificação da educação e não na formação do sujeito integral.

Biografia do Autor

  • Maria Raquel Caetano, Instituto Federal Sul - Rio Grandense - Campus Sapucaia do Sul

    Licenciada em Pedagogia, mestre em Educação (PUCRS).

    Doutora em Educação(UFRGS).

    IF Sul-rio-grandense (RS)- Campus Sapucaia do Sul.

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Publicado

2024-12-03

Como Citar

MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA:: o caso da contrarreforma da educação profissional no Brasil a partir da Lei 13.415/2017. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 444-461. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15767