PEDAGOGIA DA LIBERDADE: reflexões sobre a educação crítica de Paulo Freire

Autores

Resumo

O livro Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire, foi originalmente escrito em 1967 e sua trigésima segunda reimpressão contém 158 páginas, cuja publicação adveio pela editora Paz e Terra no ano de 2009. A obra é constituída por quatro capítulos - A Sociedade Brasileira em Transição, Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática, Educação Versus Massificação e Educação e Conscientização - precedidos de uma introdução subscrita por Francisco Weffort e de um poema intitulado de autoria de Thiago de Mello. Trata-se de uma leitura essencial a todos aqueles que estão interessados tanto na teoria educacional do autor, quanto na prática de uma educação verdadeiramente libertadora, posto que inspira o diálogo genuíno entre educadores e educandos – conduta indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por intermédio da educação. Para além desta constatação, também nos lembra da importância de uma educação que instigue os educandos a questionar, pensar criticamente e agir em prol de um mundo mais justo, com vistas à emancipação intelectual e social.

Biografia do Autor

  • Luis Fernando Howeler, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

    Graduado Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR). No campo da saúde realizou atividades de extensão universitária com ênfase em reabilitação desportiva e desenvolveu trabalhos na área de Fisioterapia relacionados à aplicação de agentes físicos em tecidos biológicos, estudos eletromiográficos e estabilométricos. Ademais, tem especial interesse pelo campo da administração, no qual atuou profissionalmente por meio do exercício de funções gerenciais na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos-ECT, no Instituto Federal do Paraná-IFPR e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Atualmente ocupa o cargo de Assistente em Administração e, simultaneamente, desempenha as funções de Coordenador de Planejamento Orçamentário, de Contratações e Aquisições no Instituto Federal do Triângulo Mineiro/Campus Uberaba. Também é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede-ProfEPT pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro-IFTM.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

PEDAGOGIA DA LIBERDADE: reflexões sobre a educação crítica de Paulo Freire. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 001-011. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15716