PEDAGOGIA DA LIBERDADE: reflexões sobre a educação crítica de Paulo Freire
Resumo
O livro Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire, foi originalmente escrito em 1967 e sua trigésima segunda reimpressão contém 158 páginas, cuja publicação adveio pela editora Paz e Terra no ano de 2009. A obra é constituída por quatro capítulos - A Sociedade Brasileira em Transição, Sociedade Fechada e Inexperiência Democrática, Educação Versus Massificação e Educação e Conscientização - precedidos de uma introdução subscrita por Francisco Weffort e de um poema intitulado de autoria de Thiago de Mello. Trata-se de uma leitura essencial a todos aqueles que estão interessados tanto na teoria educacional do autor, quanto na prática de uma educação verdadeiramente libertadora, posto que inspira o diálogo genuíno entre educadores e educandos – conduta indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária por intermédio da educação. Para além desta constatação, também nos lembra da importância de uma educação que instigue os educandos a questionar, pensar criticamente e agir em prol de um mundo mais justo, com vistas à emancipação intelectual e social.