ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:

relato da experiência na UNILA

Autores

Resumo

RESUMO: Este relato descreve o acompanhamento pedagógico realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no período de 2021 a 2023, com o objetivo de promover a permanência e conclusão dos cursos pelos estudantes beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os participantes foram identificados com base em um indicador de risco, utilizando o índice de integralização curricular como critério de seleção.O acompanhamento incluiu entrevistas diagnósticas e encontros mensais destinados a auxiliar na organização, práticas de estudo e planejamento de matrículas. Os resultados demonstram que os estudantes que participaram do acompanhamento pedagógico alcançaram melhorias significativas em seu desempenho acadêmico. Contudo, identificaram-se também outros fatores que dificultaram a participação dos estudantes no programa. Este estudo oferece percepção sobre a eficácia do acompanhamento pedagógico como estratégia para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade acadêmica, destacando a importância de políticas institucionais que promovam a inclusão e o sucesso dos estudantes no ensino superior.

Palavras-chave: acompanhamento pedagógico; assistência estudantil; ensino superior.

Biografia do Autor

  • Cristiani Hembecker Bonfim, UNILA

    Mestra em Educação Profissional pelo ProfEPT-IFMA. Especialista em Organização Escolar: orientação educacional. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atualmente é Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).Como Pedagoga, desenvolve orientação educacional junto a estudantes do Ensino Superior, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

  • Lorena Silva Martins, UNILA

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Especialista em Docência na Educação Infantil (2015). Trabalhou como professora na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS como professora de Arte do 2 ao 4 ano do Ensino Fundamental (2013), professora de Educação Infantil efetiva atuando na pré-escola (2016-2017). Atualmente no cargo de Pedagoga na Universidade Federal da Integração da Latino-Americana atuando na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:: relato da experiência na UNILA. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 331-349. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15683