ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL:
relato da experiência na UNILA
Resumo
RESUMO: Este relato descreve o acompanhamento pedagógico realizado na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) no período de 2021 a 2023, com o objetivo de promover a permanência e conclusão dos cursos pelos estudantes beneficiários do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Os participantes foram identificados com base em um indicador de risco, utilizando o índice de integralização curricular como critério de seleção.O acompanhamento incluiu entrevistas diagnósticas e encontros mensais destinados a auxiliar na organização, práticas de estudo e planejamento de matrículas. Os resultados demonstram que os estudantes que participaram do acompanhamento pedagógico alcançaram melhorias significativas em seu desempenho acadêmico. Contudo, identificaram-se também outros fatores que dificultaram a participação dos estudantes no programa. Este estudo oferece percepção sobre a eficácia do acompanhamento pedagógico como estratégia para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade acadêmica, destacando a importância de políticas institucionais que promovam a inclusão e o sucesso dos estudantes no ensino superior.
Palavras-chave: acompanhamento pedagógico; assistência estudantil; ensino superior.