CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE DISPUTAS:

relações de poder e ideologias na educação

Autores

Resumo

Este estudo investiga a relação entre currículo, poder e ideologias na educação, ressaltando a necessidade de uma abordagem flexível e descentralizada para o desenvolvimento do currículo. Além disso, enfatiza a importância de um currículo alternativo para combater as disparidades sociais. A pesquisa se baseia em uma análise documental e revisão bibliográfica, incorporando as perspectivas de autores como Antonio Gramsci, Chimamanda Adichie, Jessé Souza e Paulo Freire. A metodologia prioriza a análise crítica das contribuições desses autores, visando compreender as dinâmicas curriculares e identificar princípios e práticas que sustentem um currículo mais democrático. A partir da análise crítica das teorias e abordagens desses autores, bem como da avaliação de documentos relacionados a projetos e legislação educacional, conclui-se que a construção curricular deve ser sensível às particularidades locais e dar voz às comunidades historicamente marginalizadas.

Biografia do Autor

  • Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN (2014-2018), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2022). A formação acadêmica ainda inclui especializações em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI, 2023), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2022), Ciências Sociais, Gestão Escolar e Direitos Humanos (Faculdade Focus, 2022), além de Mestrado Acadêmico em Filosofia na UFRN, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil), entre 2019 e 2022. As áreas de interesse abrangem a Metafísica, Epistemologia, Ontologia, História da Filosofia, com ênfase na filosofia antiga e moderna, bem como estudos voltados para a obra de Nietzsche. Nas Ciências Sociais, as áreas de interesse incluem Sociologia, com foco em crises democráticas, Antropologia, com ênfase em gênero, sexualidade, direitos humanos e movimentos sociais, e Ciência Política, com enfoque nos debates dos contratualistas e do marxismo. Na educação, pesquisa sobre processos de avaliação, metodologias ativas, didática de ensino, educação inclusiva, formação de professores, currículo, planejamento, gestão colaborativa, gestão democrática, legislação educacional, Educação de Jovens e Adultos e história da educação.

Downloads

Publicado

2024-11-15

Como Citar

CURRÍCULO COMO ESPAÇO DE DISPUTAS:: relações de poder e ideologias na educação. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 271-287. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15494