O PAPEL DO ESTÁGIO DOCÊNCIA:

articulação entre teoria e prática na formação docente

Autores

Resumo

Este artigo nasce das reflexões realizadas durante o projeto de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O texto buscou refletir sobre o Estágio Docência na formação de professores universitários, como processo formativo que ocorre na pós-graduação, a partir da revisão sistemática das publicações contidas nos Anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE 2018. Quatro textos foram examinados em relação ao estágio docência na educação superior com o objetivo de investigar as perspectivas dos autores e as contribuições dessa formação. O Estágio Docência é uma atividade obrigatória para bolsistas de programas de pós-graduação e visa a articulação entre teoria e prática na formação de futuros professores universitários. Os textos analisados relatam experiências no estágio docência e foi possível constatar que o estágio docência na percepção dos autores dos textos analisados favorece a construção identitária do professor universitário, agrega saberes pedagógicos e permite a articulação entre formação inicial, pós-graduação e exercício do magistério superior, o que contribui com o exercício do pensamento crítico e reflexivo dos futuros professores universitários no seu lócus de atuação. Quanto aos limites foram apontadas a necessidade de aprimoramento na qualidade teórico-prática da orientação e do acompanhamento do estágio docência por parte dos professores orientadores. Por considerarem o estágio docência é uma oportunidade formativa relevante recomenda-se para todos os pós-graduandos independente de serem bolsistas ou não. Outro aspecto realçado diz respeito a necessidade de se desenvolver no estágio docência estudos e ações em interface com a perspectiva de uma educação inclusiva com políticas de assistência estudantil que assegure aos estudantes da educação superior permanência e conclusão com êxito.

Biografia do Autor

  • Kelly Mellry dos Santos Silva, , , , Universidade Federal de Goiás- UFG

    Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG).

    Pesquisadora CNPq-Brasil no Programa de Iniciação a Pesquisa - PIP/UFG, vinculada ao DIDAKTIKÉ –

    Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DGP/CNPq).

    Orcid: https://orcid.org/0009-0006-0559-7987

    E-mail: kellymellry@discente.ufg.br

  • Sheila Santos de Oliveira, , , , Universidade Federal de Goiás- UFG

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010).

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2000).

    Atuou como professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás

    com as disciplinas de Políticas Educacionais e Estágio Supervisionado

    em Educação Infantil e Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental.

    Foi professora substituta do Instituto Federal de Goiás

    e professora no curso de Pedagogia da FASAM.

    É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal

    de Goiás (UFG) na área de Didática e Estágio Supervisionado.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6678-7745

    E-mail: sheilasaoliv@ufg.br

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

O PAPEL DO ESTÁGIO DOCÊNCIA:: articulação entre teoria e prática na formação docente. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 195-213. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15404