O PAPEL DO ESTÁGIO DOCÊNCIA:
articulação entre teoria e prática na formação docente
Resumo
Este artigo nasce das reflexões realizadas durante o projeto de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O texto buscou refletir sobre o Estágio Docência na formação de professores universitários, como processo formativo que ocorre na pós-graduação, a partir da revisão sistemática das publicações contidas nos Anais do Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE 2018. Quatro textos foram examinados em relação ao estágio docência na educação superior com o objetivo de investigar as perspectivas dos autores e as contribuições dessa formação. O Estágio Docência é uma atividade obrigatória para bolsistas de programas de pós-graduação e visa a articulação entre teoria e prática na formação de futuros professores universitários. Os textos analisados relatam experiências no estágio docência e foi possível constatar que o estágio docência na percepção dos autores dos textos analisados favorece a construção identitária do professor universitário, agrega saberes pedagógicos e permite a articulação entre formação inicial, pós-graduação e exercício do magistério superior, o que contribui com o exercício do pensamento crítico e reflexivo dos futuros professores universitários no seu lócus de atuação. Quanto aos limites foram apontadas a necessidade de aprimoramento na qualidade teórico-prática da orientação e do acompanhamento do estágio docência por parte dos professores orientadores. Por considerarem o estágio docência é uma oportunidade formativa relevante recomenda-se para todos os pós-graduandos independente de serem bolsistas ou não. Outro aspecto realçado diz respeito a necessidade de se desenvolver no estágio docência estudos e ações em interface com a perspectiva de uma educação inclusiva com políticas de assistência estudantil que assegure aos estudantes da educação superior permanência e conclusão com êxito.