FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA:

projeto pedagógico na perspectiva da didática complexa e transdisciplinar

Autores

Resumo

A Didática, como ciência que visa ao estudo de teorias e de práticas educativas em sociedade, tratando de processos de ensino que envolvem objetivos sociais, políticos, conteúdos, formas, meios e condições para o ensino e a aprendizagem, nos cursos de formação de professores, é abordada sob diferentes enfoques que correspondem a paradigmas tradicionais e/ou emergentes. Na perspectiva da epistemologia da Complexidade e das Didáticas Emergentes por meio de um estudo qualitativo e dos procedimentos da Análise de Conteúdo, buscou-se observar de que forma se aborda a Didática Complexa e Transdisciplinar no Projeto Político do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical de uma universidade federal da região centro-oeste, tanto em seus princípios gerais quanto na matriz curricular e em suas ementas. À vista disso, vale destacar que se verificou-se uma incoerência entre as concepções ontológicas, epistemológicas e metodológicas da Didática Complexa e Transdisciplinar identificadas na parte de formação geral do PPC e suas materializações  na matriz curricular do documento.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Mendonça, Instituto Federal de Brasília - IFB

    Instituto Federal de Brasília - IFB, Brasil

    Mestre em Música pela UFG (Universidade Federal de Goiás) em 2011.

    Especialista em Música pela UFG em 2003.

    Licenciada em Música pela UFG em 1992.

    Bacharela em Canto pela UFG em 1992.

    Professora do IFB (Instituto Federal de Brasília) do curso de Licenciatura em Dança.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7526-1518

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2870471681515049

    E-mail: rm-canto@hotmail.com

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Publicado

2024-04-19

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA:: projeto pedagógico na perspectiva da didática complexa e transdisciplinar. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 174-194. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15371