FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA
projeto pedagógico na perspectiva da didática complexa e transdisciplinar
Resumo
A Didática, como ciência que visa ao estudo de teorias e de práticas educativas em sociedade, tratando de processos de ensino que envolvem objetivos sociais, políticos, conteúdos, formas, meios e condições para o ensino e a aprendizagem, nos cursos de formação de professores, é abordada sob diferentes enfoques que correspondem a paradigmas tradicionais e/ou emergentes. Na perspectiva da epistemologia da Complexidade e das Didáticas Emergentes por meio de um estudo qualitativo e dos procedimentos da Análise de Conteúdo, buscou-se observar de que forma se aborda a Didática Complexa e Transdisciplinar no Projeto Político do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical de uma universidade federal da região centro-oeste, tanto em seus princípios gerais quanto na matriz curricular e em suas ementas. À vista disso, vale destacar que se verificou-se uma incoerência entre as concepções ontológicas, epistemológicas e metodológicas da Didática Complexa e Trasndisicpliar identificadas na parte de formação geral do PPC e suas materializações na matriz curricular do documento.