FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA

projeto pedagógico na perspectiva da didática complexa e transdisciplinar

Autores

Resumo

A Didática, como ciência que visa ao estudo de teorias e de práticas educativas em sociedade, tratando de processos de ensino que envolvem objetivos sociais, políticos, conteúdos, formas, meios e condições para o ensino e a aprendizagem, nos cursos de formação de professores, é abordada sob diferentes enfoques que correspondem a paradigmas tradicionais e/ou emergentes. Na perspectiva da epistemologia da Complexidade e das Didáticas Emergentes por meio de um estudo qualitativo e dos procedimentos da Análise de Conteúdo, buscou-se observar de que forma se aborda a Didática Complexa e Transdisciplinar no Projeto Político do Curso de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical de uma universidade federal da região centro-oeste, tanto em seus princípios gerais quanto na matriz curricular e em suas ementas. À vista disso, vale destacar que se verificou-se uma incoerência entre as concepções ontológicas, epistemológicas e metodológicas da Didática Complexa e Trasndisicpliar identificadas na parte de formação geral do PPC e suas materializações  na matriz curricular do documento.

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Mendonça, Instituto Federal de Brasília - IFB

    Mestre em Música pela UFG (Universidade Federal de Goiás) em 2011.

    Especialista em Música pela UFG em 2003. Licenciada em Música pela UFG em 1992

    e Bacharela em Canto pela UFG em 1992. Professora do IFB

    (Instituto Federal de Brasília) do curso de Licenciatura em Dança.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA: projeto pedagógico na perspectiva da didática complexa e transdisciplinar. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 518-535. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15368