“A IMPORTÂNCIA ESTÁ NO PROCESSO”

as significações de um professor bilíngue acerca do trabalho docente no ensino de Língua Brasileira de Sinais

Resumo

No presente estudo objetivamos apreender as significações de um professor instrutor bilíngue de Língua Brasileira de Sinais, que trabalha com surdos no processo de escolarização, sobre a sua constituição e atividade docente. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista reflexiva e os Núcleos de Significação para análise dos dados. Destacamos que esse processo foi fundamentado na Psicologia Sócio-Histórica, principalmente na obra de Vigotski. Os resultados permitiram a sistematização de dois núcleos de significações, os quais, nos nortearam na compreensão de que as particularidades são construídas nas sínteses de múltiplas determinações que se fazem presente nas significações do sujeito. Estas são mediadas por fenômenos naturalizados, tais como a construção de normalidade/anormalidade e hierarquias entre a condição de surdos e ouvintes. No entanto, em contradição com estas, aparece uma luta evidente e efetiva em torno da inclusão de pessoas com surdez, pela legitimidade da Libras, bem como por uma escola que oportunize a aprendizagem à comunidade surda.

 Palavras-chave: Significação; formação docente; surdez.

Biografia do Autor

Viviane Nunes Sarmento, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE/UFRPE)

Doutora em Educação (UFAL), Mestra em Educação (UFAL). Graduada em Educação Física (UFAL) e Direito (Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió). Professora Adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE/UFRPE). Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicologia Sócio- Histórica Inclusão e Surdez.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL)

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física (UP – Portugal), Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFSM), Graduada em Educação Física (UNESP). Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Líder do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (NEEDI).

Publicado
2021-05-07
Seção
Artigos