ESTUDANTES ORIUNDOS DE FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

o que buscam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas?

Autores

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar os significados e expectativas que os/as estudantes de cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), oriundos de famílias que recebem/receberam auxilio do Programa Bolsa Família (PBF), atribuem aos cursos de Licenciaturas e como os mesmos percebem a contribuição ou não do PBF para sua inclusão no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 11 licenciandos beneficiários ou ex-beneficiários do PBF. Foram realizadas entrevistas, analisadas com apoio do software IRaMuTeQ. Foram construídas cinco classes de análise: universidade, em que são tematizados aspectos relativos à graduação, à escolha do curso e expectativas quanto ao futuro profissional; vida familiar, em que são tematizados aspectos da vida familiar de origem, quando do recebimento da bolsa família; vida atual do aluno em que são tematizados aspectos do ciclo de vida pessoal; uso do recurso do PBF  em que são tematizados os usos feitos com o recurso mensal recebido pela família; permanência na universidade, em que são tematizados aspectos da luta pela permanência na universidade. Verificou-se a importância do PBF para o acesso ao ensino superior por parte dos alunos.

 Palavras-chave: Programa Bolsa Família; licenciatura; assistência.

Biografia do Autor

  • Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutora em Informática na Educação e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Filosofia Contemporânea. Graduada em Psicologia. Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

  • Adilson Rocha Ferreira, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL)

    Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Mídias na Educação. Graduado em Licenciatura em Educação Física. Docente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

  • Valéria Campos Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduada em Pedagogia e Letras. Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

  • Clarisse Epifanio Ramos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Estudante do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ESTUDANTES ORIUNDOS DE FAMÍLIAS ASSISTIDAS PELO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: o que buscam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Alagoas?. (2021). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 11(1), 85-109. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/12282