A REFORMA DO ENSINO MÉDIO:
perspectivas juvenis sobre as práticas docentes e o uso das tecnologias digitais
Resumo
O presente artigo discute as perspectivas juvenis sobre as práticas docentes e uso das tecnologias digitais no percurso da implementação da nova organização curricular desencadeada pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Para tanto, dialoga com os dados coletados, na perspectiva discente, sobre o uso de tecnologias como recurso didático-pedagógico em aulas do Ensino Médio disponibilizado pelo relatório da pesquisa “Vamos falar sobre Ensino Médio? Os/as jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista”, lançado em 2020. O estudo abrangeu jovens de escolas presentes em 18 estados brasileiros, desenvolvendo-se em duas etapas: 1ª) Fase exploratória quantitativa, com participação de 3089 jovens respondentes de questionário online autoaplicável; 2ª) Fase qualitativa, com participação de 80 jovens, sistematizados em 10 grupos focais, em diferentes regiões do país. É possível afirmar que considerar as percepções e as concepções dos jovens estudantes do Ensino Médio, no desenvolvimento da reforma curricular do referido segmento, contribuirá com práticas pedagógicas, que incluam as tecnologias, como possibilidade de promoção de espaços e tempos educativos que visem (re)construções, (re)elaborações, (re)significações para fins de autonomia do aprender e do ser e estar no mundo.
Palavras-chave: Reforma do Ensino Médio; jovens; práticas docentes; Tecnologias digitais.