ATORES DA MODALIDADE A DISTÂNCIA:

os tutores e sua qualificação para o sucesso da EAD

Resumo

Esta pesquisa pretendeu analisar os aspectos concernentes à boa qualificação do tutor para o sucesso da EAD tendo como cenário, uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada em Brasília/DF a partir dos parâmetros indicados pelo MEC nos Referenciais de Qualidade. O referencial teórico foi assim estruturado: Breve cenário legal da Educação Superior a Distância; Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a distância que apresentam as concepções de educação e currículo na modalidade EAD e Equipe Multidisciplinar com o foco nos tutores. A metodologia de natureza quantiqualitativa que teve por objeto especificamente: a pesquisa documental; pesquisa exploratória e bibliográfica; questionário semiaberto e análise de conteúdo para sistematizar e descrever os conteúdos das mensagens dos participantes. Esta análise traz maior entendimento sobre a qualificação dos tutores na Educação a Distância (EAD). Nessa perspectiva, é possível ampliar melhorias quanto à capacitação técnica, cultural e acadêmica dos mesmos, criando oportunidade para uma educação continuada de excelência que valorize o desenvolvimento de todos os atores.

Biografia do Autor

Maria Júlia B. de Holanda, Escola de Professores (EPROF) do UniProjeção/DF

Mestra em Educação (UCB, 2014), Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos (UniProjeção/DF, 2019), Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2007), Formada em Pedagogia (FacHorozonte/DF, 2020), Formada em Filosofia (IESCO, 2006). Professora da Educação Superior desde 2007. Atualmente docente da Escola de Professores (EPROF) do UniProjeção/DF. Membro dos Grupos de Pesquisa: Ecologia dos Saberes, Transdisciplinaridade e Educação ECOTRANSD/DF; e Currículo e Interdisciplinaridade na Formação Docente/DF.

Gisela Pelegrinelli, Educação Superior como Gestora Educacional/Acadêmica e docente no Curso de Administração e CST em Recursos Humanos da UDF Centro Universitário

Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS. Possui Mestrado em Ciências Sociais pela UNISINOS, Licenciatura em Pedagogia pela UniProjeção, 2020, Bacharelado em Administração pela Universidade Católica de Brasília (2016), Licenciatura em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (1987). Especialização em Gestão de Processos Acadêmicos pelo Centro Universitário Projeção - UniProjeção (2013) e Pesquisa em Docência em Turismo pela UnB (2003). Especialista em Metodologias Ativas (Team Based Learning - TBL) pela LASPAU - ONG sediada em Harvard. É Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos para atuar no Eixo de Extensão. Atuou como assessora acadêmica da educação superior, Coordenadora de Extensão e Docente dos cursos de Ed. Física, Administração e Pedagogia. Atuou como Gestora de Lazer e Entretenimento no Aqualandia Waterpark (Barcelona e Benidorm) e docente na Educação Básica. Atua na Educação Superior como Gestora Educacional/Acadêmica e docente no Curso de Administração e CST em Recursos Humanos da UDF Centro Universitário. Avaliadora do BASIS nos Atos Regulatórios do INEP/MEC (autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de curso). Possui experiência em Educação a Distância: AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Equipe Multidisciplinar e Plataformas Moodle e Blackboard. Cursando CST em Gestão de Recursos Humanos (UniProjeção)

Publicado
2021-05-07
Seção
Artigos