ATORES DA MODALIDADE A DISTÂNCIA:
os tutores e sua qualificação para o sucesso da EAD
Resumo
Esta pesquisa pretendeu analisar os aspectos concernentes à boa qualificação do tutor para o sucesso da EAD tendo como cenário, uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada em Brasília/DF a partir dos parâmetros indicados pelo MEC nos Referenciais de Qualidade. O referencial teórico foi assim estruturado: Breve cenário legal da Educação Superior a Distância; Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a distância que apresentam as concepções de educação e currículo na modalidade EAD e Equipe Multidisciplinar com o foco nos tutores. A metodologia de natureza quantiqualitativa que teve por objeto especificamente: a pesquisa documental; pesquisa exploratória e bibliográfica; questionário semiaberto e análise de conteúdo para sistematizar e descrever os conteúdos das mensagens dos participantes. Esta análise traz maior entendimento sobre a qualificação dos tutores na Educação a Distância (EAD). Nessa perspectiva, é possível ampliar melhorias quanto à capacitação técnica, cultural e acadêmica dos mesmos, criando oportunidade para uma educação continuada de excelência que valorize o desenvolvimento de todos os atores.